Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-12-2012

RS: temporal deixa ao menos 470 mil sem luz em Porto Alegre
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada desta ter�a-feira gerou estragos em diversos munic�pios.
RS: temporal deixa ao menos 470 mil sem luz em Porto Alegre
Foto: noticias.terra.com

Entre os mais atingidos est�o Porto Alegre, S�o Jer�nimo, Igrejinha e Lajeado. Na �rea atendida pela Companhia Estadual de Energia El�trica (CEEE), 470 mil clientes estavam sem energia nesta manh� na capital.

Durante toda a madrugada, a Defesa Civil registrou ocorr�ncias de resid�ncias destelhadas, quedas de �rvore e postes de luz. �s 9h40, segundo a Empresa P�blica de Transporte e Circula��o (EPTC), 39 cruzamentos estavam sem energia e 12 �rvores e seis postes haviam ca�do, em Porto Alegre.

Por causa da chuva, a EPTC mobilizou uma opera��o de emerg�ncia com 230 agentes de tr�nsito e seis equipes de manuten��o posicionadas nos pontos de maior movimento da cidade. Dos 1.070 cruzamentos existentes em Porto Alegre, 152 tiveram problemas de energia em seus sem�foros.

A prefeitura informou que, ao todo, foram registradas 146 quedas de �rvores ou galhos. Ainda na capital, os bairros mais atingidos, de acordo com a Defesa Civil, foram Rubem Berta, Partenon e Cefer. No in�cio da manh� de hoje, o �rg�o ainda n�o tinha um balan�o consolidado do n�mero e tipos de ocorr�ncia no Estado.

Temporal e rajadas de vento
O temporal registrado nesta madrugada veio do Uruguai, onde causou pelo menos uma morte na segunda-feira, e provocou queda de energia el�trica. V�rias cidades do interior do sul do Estado ga�cho foram atingidas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados ventos de at� 119 km/h em Quara�.

Na madrugada, quem j� estava dormindo acordou com os trov�es e o barulho do vento. "Nunca tinha visto um neg�cio desses. Um baita peda�o do telhado do pr�dio ao lado simplesmente voou pelo p�tio", relatou um morador do bairro Teres�polis, em Porto Alegre. Moradores informaram, pelo Twitter, problemas em transformadores de energia el�trica em v�rios pontos da capital ga�cha. O tempo s� foi melhorar por volta das 3h, quando a chuva diminuiu

Poucos minutos antes, em Dom Pedrito, perto da fronteira com o Uruguai, os bombeiros atenderam ocorr�ncias de casas destelhadas no bairro S�o Greg�rio. Em Bag�, �rvores ca�ram no centro da cidade. N�o h� relatos de v�timas.

As condi��es atmosf�ricas observadas sobre o Rio Grande do Sul no in�cio da noite desta segunda-feira j� apontavam preocupa��o. Por volta das 18h, as temperaturas por todo o Estado estavam extremamente altas e a press�o do ar estava abaixo de 1000 hPa - estas condi��es s�o em geral associadas a tempo severo.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir