Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-12-2012

Jantar de gala para Dilma em Paris tem Villa-Lobos e Tom Jobim
Dilma Rousseff participou na noite desta ter�a-feira de um jantar de gala oferecido pelo presidente franc�s, Fran�ois Hollande, no pal�cio do Eliseu, que contou com a presen�a de membros do governo dos dois pa�ses, pol�ticos e empres�rios.
Jantar de gala para Dilma em Paris tem Villa-Lobos e Tom Jobim
Foto: www.portugues.rfi.fr

Convidado, o ex-presidente Lula n�o apareceu. No mesmo dia do jantar, Lula foi alvo de den�ncias, publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, de que teria avalizado empr�stimos que alimentaram o chamado mensal�o.

O Brasil foi homenageado at� na trilha sonora do evento. A orquestra de cordas da Guarda Republicana francesa tocou Villa-Lobos e Tom Jobim. No momento em que Dilma e Hollande entraram no suntuoso sal�o onde ocorreu o jantar, decorado com enormes lustres de cristal, a m�sica tocada foi a do m�sico Jean-Baptiste Lully, compositor da corte de Lu�s XIV.

Presidentes de grandes grupos franceses, como Casino (varejista dona do P�o de A��car), Total (petr�leo) e Dassault (fabricante dos ca�as Rafale), al�m de ex-ministros socialistas, participaram do jantar. Os ministros brasileiros que acompanham Dilma nesta visita de Estado de dois dias � Fran�a, como Guido Mantega, da Fazenda, e Celso Amorim, da Defesa, tamb�m estavam presentes.

Discurso
O presidente franc�s afirmou em seu discurso que a Fran�a e o Brasil t�m "um futuro a ser compartilhado" e disse que os dois pa�ses devem desenvolver ainda mais suas rela��es.

"Nossas trocas comerciais dobraram desde 2003, atingindo 8 bilh�es de euros (R$ 21 bilh�es) em 2011", disse Hollande, ressaltando que as 500 empresas francesas instaladas no Brasil representam quase 500 mil empregos e que a Fran�a � o quarto maior investidor no pa�s.

"Quando o Brasil e a Fran�a se encontram, todos os grandes assuntos do mundo s�o abordados. � por isso que desejamos que o Brasil obtenha uma vaga permanente no Conselho de Seguran�a das Na��es Unidas", disse Hollande, ressaltando que os dois pa�ses "compartilham as mesmas convic��es".

Nesta ter�a-feira, Hollande e Dilma afirmaram que o emprego e o crescimento econ�mico s�o prioridades para superar a crise e tamb�m defenderam ajustes fiscais apropriados para equilibrar as contas p�blicas.

Os dois pa�ses propuseram ainda a cria��o de um "conselho de seguran�a econ�mica e social", nos moldes do Conselho de Seguran�a da ONU, que permitiria uma "nova governan�a mundial".

Hollande tamb�m destacou no discurso realizado no jantar os la�os hist�ricos que unem a Fran�a e o Brasil e citou o arquiteto Oscar Niemeyer, falecido recentemente, que construiu a sede do partido comunista em Paris.

Em seu discurso no jantar, Dilma Rousseff disse que "a Fran�a e o Brasil t�m todos os motivos para unirem suas vozes e atuarem concertadamente na cena internacional. Compartilhamos valores humanistas e democr�ticos. Defendemos o multilateralismo e a constru��o de uma ordem multipolar".

A presidente tamb�m voltou a afirmar que "est� convencida de que as solu��es baseadas apenas no aprofundamento da austeridade s� tem agravado a situa��o econ�mica e social dos pa�ses atingidos pela crise".

O card�pio do jantar teve como entrada vieiras marinadas no lim�o e tartare de salm�o defumado com pimenta rosa. O prato principal foi frango de Bresse (produzido na cidade de mesmo nome, considerado o mais renomado da Fran�a) gratinado com parmes�o e um fl� de batatas e cenouras.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir