Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-12-2012

Ateus declaram "guerra ao Natal" nos EUA
Ap�s queixa de grupos ate�stas, ju�za em cidade na Calif�rnia proibiu tradicional festa religiosa em pra�a local.
Ateus declaram
Foto: g1.globo.com

Grupos de ateus est�o se mobilizando para impedir decora��o natalina em locais p�blicos nos Estados Unidos, em um movimento batizado por jornais americanos de "Guerra ao Natal".
Os ateus formam um grupo pequeno no pa�s - em que 73% da popula��o � crist� -, mas que tem crescido ao longo dos �ltimos anos. Segundo dados de 2012 do F�rum Pew sobre Religi�o e Vida P�blica, 2,4% dos americanos s�o ateus - em 2007 eram 1,6 %.

Mesmo sendo minoria, eles t�m conseguido vit�rias importantes em tribunais americanos - e � na �poca do Natal que a briga entre religiosos e secularistas fica mais feroz, com cada um deles querendo marcar presen�a nas propriedades p�blicas.

Em novembro, uma ju�za de Santa M�nica, comunidade costeira de 90 mil habitantes pr�xima a Los Angeles, na Calif�rnia, proibiu toda e qualquer manifesta��o natalina em um parque da cidade, quebrando uma tradi��o de mais de 60 anos.

Na cidade de Leesburg, no Estado da Virg�nia, em uma tentativa de apaziguar os dois lados, as autoridades decidiram patrocinar uma exibi��o no gramado do f�rum local durante a �poca de festas de final deste ano com s�mbolos seculares e religiosos.

O objetivo da exig�ncia de solicita��o formal � evitar que as exibi��es fiquem fora de controle e possam se tornar ofensivas. Desde 2009 at� este ano, qualquer grupo podia montar a apresenta��o que quisesse no gramado do f�rum.

Mas as exposi��es dos grupos ate�stas come�aram a ser consideradas pela comunidade como muito ofensivas, pois supostamente debochavam das religi�es ao promover "entidades" como a Igreja do Monstro do Espagueti Voador ou exibir um esqueleto vestido de Papai Noel preso a uma cruz.

Para a exposi��o deste ano, o grupo American Atheist preparou uma exposi��o focada em ci�ncia, chamada de Science on the Lawn (Ci�ncia no Gramado, em tradu��o livre).

Nova estrat�gia
Os grupos ate�stas dizem que, embora n�o tenha havido uma grande vit�ria judicial definitiva em favor de sua causa, cada vez mais tribunais locais t�m aceito o argumento de direito � igualdade no tratamento e respeito dados � sua convic��o secular.

"Ter um pres�pio em uma propriedade do governo d� a impress�o de que esse promove o cristianismo, e isso � ilegal, segundo a Constitui��o", disse � BBC Brasil Hemant Mehta, diretor da Foundation Beyond Belief (Funda��o Al�m da Cren�a, em tradu��o livre), organiza��o que promove atividades caritativas baseadas no humanismo e livres de v�nculos religiosos.

"O governo n�o deve tomar lados quando se trata de cren�as religiosas. Lutamos por patriotismo", diz ele, que contou que o sucesso recente de grupos ateus talvez se deva a uma mudan�a de estrat�gia nas suas reivindica��es na Justi�a.

"Nos �ltimos anos, houve uma mudan�a na maneira pela qual os ate�stas lidam com a exibi��o de pres�pios em espa�os p�blicos. Em vez de fazer o que sempre faz�amos e processar os governos locais, algo que exige tempo e dinheiro, agora exigimos nossas pr�prias exibi��es nos mesmo espa�os".

Mehta tamb�m acredita que a internet teve um papel importante para aumentar a fileira dos ateus no pa�s. Ela ajudou aos ate�stas a "sa�rem do arm�rio" e se sentirem menos intimidados pela tradicionalmente religiosa sociedade americana.

"Gra�as � internet, hoje as pessoas podem descobrir a verdade mais rapidamente do que nunca. � poss�vel pesquisar fatos sobre seu pastor na web mesmo enquanto voc� est� sentado no banco da igreja assistindo � missa", disse Mehta � BBC Brasil.

As pequenas vit�rias dos ateus t�m obtido destaque - e cr�ticas - na imprensa americana. William Becker, advogado de um grupo de igrejas crist�s, disse ao Los Angeles que a decis�o da ju�za de Santa M�nica foi "uma vergonha para o Natal". "P�ncio Pilatos era exatamente o mesmo tipo de administrador".

Em uma recente coluna para o Washington Post, Charles C. Haynes, diretor do Religious Freedom Education Project (Projeto de Ensino sobre Liberdade Religiosa, em tradu��o livre), defende estar na hora de os ate�stas "aceitarem a vit�ria e ficarem em casa para dar espa�o �s celebra��es de Natal".

"Entendo o porqu� de os ate�stas quererem assegurar que a religi�o n�o seja privilegiada pelo governo em pra�a p�blica. Mas, em um certo ponto (e Santa M�nica, sem d�vida, chegou a esse ponto) t�ticas agressivas se tornam contraprodutivas e desnecessariamente divisivas", diz Haynes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir