Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-12-2012

Em visita à Rússia, Dilma se reúne nesta quinta com Medvedev
Presidente busca cooperação em intercâmbios e eventos esportivos. Visita prossegue na sexta, inclui reunião e almoço com Vladimir Putin.
Em visita à Rússia, Dilma se reúne nesta quinta com Medvedev
Foto: g1.globo.com

Após três dias na França, a presidente Dilma Rousseff inicia nesta quinta-feira (13) visita de Estado à Federação da Rússia. Em Moscou, o único compromisso oficial será uma reunião bilateral com o primeiro-ministro Dmitri Medvedev, precedida de uma foto oficial no Palacete de Arsénio Morózov, onde fica a Casa de Recepções do Governo, dedicado a eventos diplomáticos.

Segundo o Itamaraty, a conversa deverá tratar, entre outros temas, da participação de universidades russas no programa "Ciência sem Fronteiras", em que o governo financia bolsas de estudo para brasileiros no exterior; além da troca de experiências na organização de megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Além de parcerias nas áreas de educação, ciência e tecnologia e inovação, o governo brasileiro também tem expectativas de aprofundar cooperação na área de defesa, segundo o Ministério de Relações Exteriores. Os chamados "temas de interesse global", como a situação no Oriente Médio e a crise financeira internacional, também devem fazer parte da conversa.

O Brasil tem interesse especial com a Rússia, porque ambos compõem o chamado grupo dos Brics (que também inclui Índia, China e África do Sul), países emergentes que ganharam importância no cenário de crise econômica nos Estados Unidos e na Europa. Em 2013, a Rússia assumirá a Presidência do G-20, grupo das 20 maiores economias formado para enfrentar a crise.

O comércio entre os dois países é foco de interesse. Segundo o Itamaraty, desde entre 2001, o intercâmbio comercial cresceu 357%, chegando a US$ 7,16 bilhões em 2011.

Além disso, o Brasil busca apoio da Rússia para reformar o Conselho de Segurança das Nações Unidas. O órgão decide sobre assuntos de guerra e paz no mundo e é formado por apenas cinco países-membros: Estados Unidos, Reino Unido, França, China e a própria Rússia.

A viagem de Dilma prossegue na sexta, quando ela deverá discursar em fórum empresarial, além de se reunir e almoçar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir