Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-12-2012

Coreia do Norte lançará mais satélites no futuro, diz Kim Jong-un
Líder norte-coreano reivindicou o direito de seu país a utilizar o espaço. Vários países consideram que lançamento encobre teste de míssil balístico.
Coreia do Norte lançará mais satélites no futuro, diz Kim Jong-un
Foto: g1.globo.com

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, expressou a intenção de lançar novos satélites espaciais após colocar em órbita na terça-feira (11) o Kwangmyongsong-3 (Estrela brilhante-3), que gerou uma onda de protestos da comunidade internacional.

O líder norte-coreano insiste na "necessidade de prosseguir com o lançamento de satélites também no futuro, para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da economia do país", segundo informou nesta sexta-feira (14) a agência estatal de notícias do país comunista, a "KCNA".

Kim Jong-un, que assumiu o poder há quase um ano, após a morte do seu pai, Kim Jong-il, destacou que o lançamento "consolidou o status da Coreia do Norte como uma potência espacial que alcançou o mais alto nível em ciência e tecnologia de vanguarda".

O jovem líder norte-coreano também reivindicou o "legítimo direito do país a utilizar o espaço com fins pacíficos", em uma aparente resposta à condenação de grande parte da comunidade internacional.

Vários países consideram que o lançamento do foguete de longo alcance norte-coreano que levava o satélite encobre um teste de mísseis balísticos que violaria duas resoluções da ONU.

Além disso, o regime de Kim Jong-un celebrou o fato de ter entrado no seleto clube de países capazes de enviar um satélite ao espaço por meios próprios.

"Descobrimos os erros no fracassado lançamento do satélite em abril e os resolvemos", assegurou Kim Hye Jin, chefe de seção do Centro Geral de Controle e Comando de Satélites da Coreia do Norte, em referência à primeira tentativa, feita meses atrás.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir