Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-12-2012

Egito: islamitas e opositores se manifestam antes de referendo
Os islamitas eg�pcios devem participar nesta sexta-feira de manifesta��es a favor do referendo constitucional, que ter� in�cio amanh� no pa�s, enquanto os opositores protestar�o contra a consulta.
Egito: islamitas e opositores se manifestam antes de referendo
Foto: AFP

V�rias for�as pol�ticas n�o islamitas convocaram uma manifesta��o sob o lema "N�o ao referendo", que acontecer� nas cercanias do Pal�cio Presidencial, no Cairo, cen�rio de maci�os protestos contra o l�der eg�pcio, Mohamed Mursi, h� v�rias semanas. Os manifestantes marchar�o, depois da ora��o do meio-dia, desde as zonas de Roxy, Mostafa Mahmoud, Hadaiq al Quba e Al Higaz, na capital, at� o pal�cio.

Os opositores - unidos na Frente de Salva��o Nacional - rejeitam o referendo por considerar que n�o s�o atendidas as condi��es necess�rias para sua realiza��o. Eles querem que o processo aconte�a em um s� dia e conte com supervis�o judicial completa.

A consulta est� convocada para os dias 15 e 22 de dezembro, em vez de uma s� jornada, devido � escassez de ju�zes, j� que muitos deles boicotar�o a consulta em rejei��o �s �ltimas decis�es de Mursi. Os opositores tamb�m criticam o fato de o texto constitucional ter sido redigido e aprovado sem consenso por uma assembleia da qual a minoria laica se retirou em protesto pelo dom�nio dos islamitas.

Em resposta a essas cr�ticas, salafistas, Irmandade Mu�ulmana e membros da institui��o sunita Al-Azhar, entre outros grupos, protagonizar�o hoje uma concentra��o em frente � mesquita de Rabaa al Adauiya, no bairro de Madinet Nasr, no Cairo. Os islamitas defender�o as decis�es do presidente e pedir�o o voto a favor do projeto de Constitui��o.

O Egito vive uma forte polariza��o pol�tica perante o referendo constitucional, para o qual as medidas de seguran�a foram refor�adas com o desdobramento de 120 mil militares.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir