Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-12-2012

Governo do ES divulga valores com redução do IPVA 2013
Segundo a publicação, a base de cálculo do tributo foi 10,37% menor. Pagamento poderá ser feito em cota única ou dividido em duas vezes.
Governo do ES divulga valores com redução do IPVA 2013
Foto: g1.globo.com

A tabela com os valores reduzidos de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2013 no Espírito Santo foi divulgada nesta sexta-feira (14) pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Segundo a publicação, a base de cálculo do tributo foi 10,37% menor em relação à tabela do ano anterior. O pagamento poderá ser feito em cota única, com desconto de 5%, ou dividido em duas vezes.

A queda dos valores do IPVA deve-se a redução dos preços dos veículos, como explicou o auditor fiscal e subgerente de análise econômico fiscal da Sefaz Sérgio Pereira Ricardo. Os valores médios dos carros são apontados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômica (Fipe).

O imposto relativo a caminhões, ônibus e micro ônibus deve ser pago entre os meses de março e agosto, enquanto que para automóveis, caminhonetas, utilitários e motocicleta o pagamento será entre os meses de abril e junho.

A alíquota para carros de passeio é de 2% sobre o valor do veículo. Já para motos, veículos de carga, caminhões e ônibus, é de 1%. De acordo com a Receita Estadual, os percentuais estão entre os menores praticados em todo o País.

O documento para pagamento do IPVA será enviado ao contribuinte via Correios, para o endereço cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Em caso de perda, ou se não receber o documento, o contribuinte pode retirar uma segunda, nas Agências da Receita Estadual, ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir