Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-12-2012

Chávez está em repouso após infecção respiratória, diz governo
Presidente da Venezual foi submetido a cirurgia em Cuba há uma semana. Posse de Chávez, reeleito em outubro, está marcada para 10 de janeiro.
Chávez está em repouso após infecção respiratória, diz governo
Foto: g1.globo.com

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que há uma semana passou por uma complexa cirurgia contra o câncer, deve fazer repouso absoluto em Cuba devido a uma infecção respiratória que já foi controlada, afirmou nesta terça-feira (18) o governo venezuelano, a menos de um mês de o líder assumir o seu novo mandato.

"A condição geral do comandante-presidente neste momento é de estabilidade, depois de ter sido diagnosticado na segunda-feira (17) com uma infecção respiratória que a equipe médica conseguiu de imediato tratar e que foi controlada", disse o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas.

"A equipe média informou que o presidente Chávez deve fazer repouso absoluto nos próximos dias e receber com o maior rigor o tratamento médico prescrito com o propósito de manter a estabilidade dos valores de suas funções vitais atuais", acrescentou.

O anúncio aumentou as dúvidas sobre se Chávez terá condições de assumir em 10 de janeiro o seu novo mandato de seis anos que conquistou nas eleições de outubro.

O mandatário de 58 anos surpreendeu o mundo na semana passada ao anunciar o retorno do câncer na região pélvica que combate desde o ano passado. Ele foi submetido em Havana a uma complexa cirurgia de seis horas, a quarta em 18 meses.

O governo minimizou a infecção, garantindo que é comum em pacientes submetidos ao tipo de cirurgia de Chávez. "Esse tipo de doença é uma das sequelas apresentadas com maior frequência em pacientes que foram submetidos a cirurgias complicadas, como à que o presidente Chávez foi submetido", disse Villegas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir