Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-12-2012

Após desabamento, Prefeitura decreta luto de três dias em Sorocaba
Parte do muro de uma antiga fábrica de tecidos caiu. Sete pessoas morreram e uma ficou ferida.
Após desabamento, Prefeitura decreta luto de três dias em Sorocaba
Foto: g1.globo.com

O prefeito de Sorocaba (SP), Vitor Lippi, decretou luto oficial de três dias na cidade após o desabamento do muro de uma fábrica desativada que causou a morte de sete pessoas na noite desta quinta-feira (20).

Parte da estrutura do muro, que tem mais de dez metros de altura e 40 metros de extensão, desabou sobre a rua Comendador Oeterer, no centro da cidade, atingindo os veículos que passavam pelo local no momento do acidente, por volta das 19h. A rua, que dá acesso a um dos principais pontos de comércio da cidde, estava congestionada. Quatro carros e uma moto foram soterrados por toneladas de pedras e tijolos.

Lippi acompanhou o trabalho de resgate das vítimas e determinou que a Secretaria da Cidadania mantenha assistentes sociais à disposição das famílias afetadas pela tragédia. "A gente trabalha o tempo todo pra salvar vidas. Perder vidas é sempre uma tragédia que marca profundamente várias famílias da cidade. Esperamos esclarecer o que houve e dar todo o apoio nesse momento", disse.

A parede que caiu pertence a uma antiga fábrica de tecidos que estava tombada pelo patrimônio histórico. O prédio, ao lado do maior terminal de ônibus da cidade, estava em processo de restauração para abrigar um shopping center.

A Prefeitura determinou a interdição imediata das obras até que seja feita uma análise minuciosa da estrutura.

O trecho da rua Comendador Oeterer, onde o muro caiu, vai permanecer interditado até que os técnicos avaliem a segurança do que restou da parede da antiga fábrica.

Em comunicado, a assessoria de imprensa do futuro shopping center disse que "lamenta profundamente o ocorrido". "Os motivos do acidente serão apurados e é prematuro ainda apontar uma causa. A obra estava devidamente licenciada pelos órgãos oficiais responsáveis e correndo dentro de todos os padrões usuais de segurança e qualidade, acompanhada pela construtora Fonseca e Mercadante", diz a nota.
Entenda a queda da estrutura

O muro caiu na noite desta quinta-feira (20), na região central de Sorocaba.
A estrutura pertencia à fábrica de tecidos Cianê, construída em 1913, e que está sendo restaurada para acomodar um shopping. O maior terminal de ônibus da cidade fica ao lado do prédio.

O Corpo de Bombeiros trabalha com a hipótese de que tenha ocorrido infiltração, pois chovia forte na cidade no momento da queda do muro. A causa só será confirmada após laudo técnico da perícia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir