Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 23-12-2012

Ilhas do Havaí estão se dissolvendo, segundo cientistas
Águas de lençóis freáticos contribuem para retirar minérios de montanhas. Região não vai desaparecer, mas ficar parecida com planície, diz estudo.
Ilhas do Havaí estão se dissolvendo, segundo cientistas
Foto: g1.globo.com

Um estudo da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, indica que algumas ilhas do Havaí, incluindo Oahu, a mais populosa e a terceira maior da região, estão se dissolvendo e perdendo minérios. O problema atinge principalmente áreas de montanha, dizem os cientistas.

A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (21), no periódico "Geochimica et Cosmochimica Acta". "Nós tentamos entender o quão rápido as ilhas estão sumindo e qual a influência do clima nisso", afirma o geólogo Steve Nelson. "Mais material está se dissolvendo destas ilhas internamente do que está sendo carregado pela chuva e pela erosão."

Segundo o estudo, a atividade das placas tectônicas está "empurrando" a ilha de Oahu para noroeste, o que faz a região se elevar aos poucos, ao longo de milhares de anos.

Os cientistas estimam que Oahu vai continuar a se elevar por 1,5 milhão de anos, mas após este período, a força da água subterrânea vai triunfar e as montanhas da ilha vão começar a entrar em colapso, tornando-se baixas. As ilhas não devem desaparecer, mas vão ficar muito parecidas com planícies, segundo o estudo.

Os pesquisadores compararam os lençóis freáticos das ilhas com os rios para entender o que está removendo mais minerais. Após meses de estudo, que contaram com dados do Serviço Geológico dos EUA (USGS), foi possível obter conclusões, como a de que os lençóis freáticos contribuem para "corroer" as montanhas.

"Todas as ilhas havaianas são feitas de só um tipo de rocha. As taxas de chuva também variam, e, por isso, a região é um grande laboratório natural", disse o pesquisador em entrevista ao site da universidade.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir