Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-12-2012

UE pede ajuda do Sudão do Sul após queda de helicóptero da ONU
A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, pediu neste sábado ao Sul do Sudão que "coopere plenamente" com a investigação relativa à derrubada de um helicóptero da ONU, que matou quatro pessoas na sexta-feira.
UE pede ajuda do Sudão do Sul após queda de helicóptero da ONU
Foto: AFP

Ashton "lamenta o ataque a um helicóptero da ONU em uma missão de reconhecimento no estado de Jonglei, no Sudão do Sul, e a morte de quatro soldados da paz", escreveu o seu porta-voz em um comunicado.

Ashton "pede ao governo do Sudão do Sul para cooperar plenamente com a investigação deste incidente muito sério" e expressa "as suas condolências à missão da ONU e às famílias das vítimas". O Sudão do Sul admitiu ter derrubado na sexta-feira um helicóptero da ONU, matando todos os quatro membros da tripulação, e explicou que confundiu o aparato com um dispositivo do inimigo, de acordo com um porta-voz do Exército.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "condenou fortemente" o incidente na sexta-feira, dizendo que o helicóptero era "claramente" identificável e exigindo que os responsáveis sejam responsabilizados. A Rússia instou neste sábado o Governo do Sudão do Sul a punir os responsáveis pelo ataque e certificar que isso não aconteça novamente.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir