Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-12-2012

Coreia do Norte cria prêmio para homenagear Kim Jong-il
A Coreia do Norte criou um prêmio internacional sob o nome de Kim Jong-il, informou nesta segunda-feira a agência estatal do regime (KCNA), em uma aparente tentativa de reforçar o culto à personalidade de seu anterior líder, morto há um ano.
Coreia do Norte cria prêmio para homenagear Kim Jong-il
Foto: www.amigodecristo.com

A agência de notícias norte-coreana informou que o novo "Prêmio Internacional Kim Jong-il" foi criado como antecipação a seu aniversário (no próximo 16 de fevereiro) e para comemorar sua posse como Comandante Supremo do Exército Popular da Coreia do Norte há 21 anos.

O prêmio será outorgado a líderes políticos, acadêmicos de prestígio ou bem-sucedidos homens de negócios de todo o mundo que tenham "contribuído para a paz mundial, ao desenvolvimento da sociedade e à cultura, e à luta pela soberania dos povos", destacou a KCNA. O meio estatal afirmou que proeminentes figuras do mundo formaram um conselho sobre o novo prêmio em Nova Délhi (Índia), sem dar mais detalhes a respeito.

A Coreia do Norte, país caracterizado pelo extremo culto à personalidade de seus dirigentes, lembrou no último dia 17 o primeiro aniversário da morte do conhecido como "querido líder", Kim Jong-il, com uma concentração de massas e outros eventos. Kim Jong-il, que governou com mão de ferro durante 17 anos a Coreia do Norte, morreu em 17 de dezembro de 2011 aos 69 anos enquanto viajava em trem de volta a Pyongyang, após uma de suas visitas de trabalho pelo país, segundo a versão oficial do regime. Seu filho mais novo, Kim Jong-un, cuja idade se estima em 28 ou 29 anos, o substituiu e desde então se consolidou como "líder supremo" do país.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir