Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-12-2012

Turistas danificam ruína maia na Guatemala durante início da "nova era"
Pessoas escalaram templo e provocaram danos "irreparáveis" na sexta (21). Incidente foi no parque arqueológico Tikal, patrimônio da ONU desde 1979.
Turistas danificam ruína maia na Guatemala durante início da
Foto: g1.globo.com

Turistas danificaram o emblemático Templo II do parque arqueológico Tikal, no norte da Guatemala, durante a comemoração do início de uma "nova era" de 5.200 anos, de acordo com o calendário maia, informou neste domingo (23) uma fonte oficial.

"Infelizmente, muitos turistas escalaram o Templo II e provocaram danos praticamente irreparáveis", afirmou Oswaldo Gómez, assessor técnico do parque Tikal, 560 km ao norte da cidade da Guatemala.

"Estamos de acordo com a comemoração, mas (os turistas) deveriam ter mais consciência porque esse é um patrimônio da humanidade", lamentou Gómez.

Tikal, um ícone da cultura maia e declarado patrimônio mundial da humanidade pela Unesco (órgão da ONU para cultura, educação e ciência) em 1979, foi o principal cenário da comemoração na Guatemala.

O Templo II é o edifício que está em frente ao Gran Jaguar na Gran Plaza Central de Tikal, o lugar mais famoso desse parque arqueológico.

De acordo com Gómez, mais de 7 mil pessoas visitaram o Parque Tikal na sexta-feira (21), dia anunciado para o "fim do mundo".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir