Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-12-2012

Nova Lei Seca multa quase mil motoristas no RJ e em SP
Policiais agora podem gravar v�deos dos motoristas com sinais de embriaguez que se recusarem a fazer o teste do baf�metro.
Nova Lei Seca multa quase mil motoristas no RJ e em SP
Foto: g1.globo.com

Quase mil motoristas foram multados nesses primeiros dias de Lei Seca mais r�gida, s� no Rio e em S�o Paulo. Mesmo sem soprar o baf�metro, tem gente sendo presa.

Antes, o motorista pagava a multa e se recusava a fazer o baf�metro, alegando que n�o ia produzir prova contra si mesmo. Agora � o contr�rio. Como o motorista pode ser autuado com base em v�rias provas - que incluem v�deos, fotos e testemunhos -, o baf�metro na verdade se torna mais uma defesa do motorista. � ele que vai provar que o motorista bebeu ou n�o e em que quantidade.

Na noite desta ter�a-feira (25), duas pessoas foram presas em S�o Paulo. Uma engenheira qu�mica bateu o carro, brigou com policiais, n�o quis fazer o teste do baf�metro, mas n�o teve jeito. Tudo foi gravado pela c�mera de um celular.

Um exemplo da aplica��o da Lei Seca mais r�gida: Imagens feitas por celular levaram uma mulher � pris�o. A batida foi forte e o poste do sem�foro quase caiu. Dentro do carro havia latinhas de cerveja. A motorista se irritou com a filmagem e chegou a empurrar um policial. Ela se recusou a fazer o teste do baf�metro, mas acabou presa em flagrante por embriaguez com base nas grava��es e nos relatos das testemunhas.

A nova Lei Seca deixou mais rigoroso o controle do consumo de �lcool pelos motoristas. Em S�o Paulo, as fiscaliza��es da Pol�cia Militar atravessam a madrugada. E os policiais j� est�o orientados a agir de acordo com as mudan�as na lei. Eles podem, inclusive, gravar v�deos, at� com o pr�prio celular, dos motoristas que apresentarem sinais de embriaguez que se recusarem a fazer o teste do baf�metro.

"A pol�cia se sente mais fortalecida, mais amparada pela lei para poder fazer um trabalho legalista. Com certeza a gente consegue aumentar a seguran�a vi�ria e com certeza a miss�o da pol�cia militar � sempre estar preservando vidas", afirma o tenente da PM Bruno Scalco dos Santos

Um motorista foi parado porque tinha sinais de embriaguez, mas ele n�o se recusou a fazer o teste e admitiu que tinha mesmo bebido. O resultado do baf�metro comprovou que ele tinha bebido muito al�m do limite da lei: 1,26 miligramas. At� 0,33 miligramas o motorista � multado e liberado. Acima disso, � detido.

Com medo de parar na delegacia ou pagar multa de quase R$ 2 mil, muitos motoristas mudaram de atitude. Em um dia em que o calor em S�o Paulo passou dos 30�, nem todo mundo fez quest�o do chopp.

"Acho que a �nica maneira de mudar mesmo � a lei ser um pouquinho mais dura. � voc� ter consequ�ncias mais duras", diz o produtor musical Paulo Zaidan.

A motorista Selma Calegaria da Silva pagou R$ 9.950 de fian�a e foi liberada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir