Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-12-2012

China inaugura a maior linha de alta velocidade do mundo
A China inaugurou esta quarta-feira a linha ferrovi�ria de alta velocidade mais extensa do mundo. Com mais de dois mil quil�metros, liga Pequim � cidade de Guangzhou, no Sul.
China inaugura a maior linha de alta velocidade do mundo
Foto: www.publico.pt

O primeiro comboio a percorrer a nova linha deixou a capital chinesa na manh� desta quarta-feira, dia em que se comemora o anivers�rio do l�der chin�s Mao Tsetung. A velocidade dos comboios ser� de 300 quil�metros � hora, inicialmente, o que faz com que uma viamgem que antes demorava 22 horas se fa�a em apenas dez.

Ao longo dos 2298 quil�metros de extens�o da linha h� 35 esta��es e o Governo chin�s tem um projecto para continuar a expandir a sua rede de linhas de alta velocidade por todo o pa�s, construindo ao todo cerca de 16 mil quil�metros de linhas at� 2015, diz o site Bloomberg.

Este enorme investimento, e constru��o em ritmo acelerado, tem tido os seus percal�os. No ano passado, 40 pessoas morreram num acidente com um comboio de alta velocidade perto da cidade de Wenzhou, no leste do pa�s. Esta linha tinha sido inaugurada dois anos antes, com grande fanfarra, no �mbito das comemora��es dos 60 anos da Revolu��o Chinesa (1949-2009).

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir