Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-12-2012

Passam de 45 mil os mortos em 21 meses de conflito na Síria
A violência na Síria deixou mais de 45 mil mortos, dos quais mais de 30 mil civis, desde o início dos protestos contra o regime de Bashar al-Assad há 21 meses, informou nesta quarta-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Passam de 45 mil os mortos em 21 meses de conflito na Síria

Ao menos 31.544 civis morreram desde 15 de março de 2011, destacou a ONG, que também inclui as pessoas que pegaram armas para combater as tropas do regime. "Milhares de pessoas contabilizadas como civis são rebeldes", estima o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

O número de soldados mortos chega a 11.217 e o de desertores a 1.511, segundo a ONG, com sede no Reino Unido e que se baseia em uma ampla rede de ativistas e de fontes médicas nos hospitais civis e militares do país. "É preciso acrescentar outras 776 pessoas mortas cuja identidade é desconhecida", segundo Abdel Rahman, que eleva o número de vítimas mortais em 21 meses a 45.048.

Mas estes balanços não incluem os milhares de desaparecidos em detenção nem a maioria dos

"shabihas" (milicianos pró-regime) mortos. "Além disso, nem os rebeldes, nem o exército revelam o número exato de mortos em suas fileiras para não desmoralizar as tropas", explica. O OSDH tampouco inclui os combatentes estrangeiros quando sua morte é anunciada por seus países. Se todas a categorias forem somadas, o número pode superar os 100 mil, segundo Abdel Rahman.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir