Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 28-12-2012

Arquivo mostra que Inglaterra cogitou boicote à Copa de 82 por Malvinas
Arquivo Nacional Britânico divulga documentos que mostram discussão no governo sobre participação no Mundial por conta da Guerra nas Ilhas Malvinas.
Arquivo mostra que Inglaterra cogitou boicote à Copa de 82 por Malvinas
Foto: g1.globo.com

O Arquivo Nacional do Reino Unido liberou o acesso a documentos datados de 1982, sobre a Guerra pelas Ilhas Malvinas, envolvendo Inglaterra e Argentina, iniciada em 2 de abril do mesmo ano. Em meio a aproximadamente seis mil textos, alguns mostram que o esporte acabou envolvido na confusão e deixam claro que, se dependesse de uma ala do governo, a Inglaterra não participaria da Copa do Mundo que seria realizada na Espanha, em junho. No entanto, a então primeira-ministra Margaret Thatcher e as federações de futebol optaram por seguirem no torneio, que marcou o tricampeonato da Itália.

- Eu peço para não praticarmos esportes de contato com representantes da Argentina, nem mesmo entre clubes ou individual, em solo britânico. Essa política se aplica igualmente a todos os esportes na Argentina – diz uma diretiva do Ministério Britânico dos Esportes, assinada pelo então ministro Neil Macfarlane.

Apesar da vontade do responsável pela pasta, a decisão final não caberia ao setor público, uma vez que a Fifa proíbe a interferência direta do governo nas Federações de Futebol ligadas a ela. Ainda assim, o ministro dos esportes afirmou sentir que os próprios atletas não gostariam de participar da competição e compartilhou seu temor em um possível confronto com a Argentina, em carta à Margaret Thatcher

- Há uma semana ou dez dias eu recebi a notícia de que as Autoridades do Futebol devem decidir sobre sua participação. No entanto, a perda de vidas britânicas no HMS Sheffield e Sea Harriers teve efeito em alguns jogadores e administradores. Eles sentem repulsa de jogar em um mesmo torneio que a Argentina em tempos como estes.

Saída é interpretada com sinal de fraqueza
Apesar da tentativa de boicote ao evento, que não seria novidade para a época – nas olimpíadas de Moscou 1980 os Estados Unidos não participaram das competições e nos Jogos seguintes, em Los Angeles 1984, os países ligados a União Soviética também ficaram de fora –, parte do governo britânico percebeu um isolamento político neste assunto e que poderia ser interpretado como uma demonstração de fraqueza e desunião interna.

- Neste caso, nenhum outro país nos seguiria se retirando da Copa do Mundo. A Argentina veria a saída britânica não como uma pressão sobre eles, mas sim como uma oportunidade para fazer propaganda: O Reino Unido, não a Argentina, seria o país separado – escreveu o então secretário de gabinete Robert Armstrong, para a primeira-ministra.

Depois da extensa discussão, Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia (países que fazem parte do Reino Unido) participaram da Copa do Mundo da Espanha, mas nenhum dos times encontrou com a Argentina em campo. Os escoceses foram eliminados na primeira fase. Já os irlandeses e ingleses ficaram pelo caminho na segunda, assim como os argentinos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir