Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-12-2012

Suspeito de fraude, ex-diretor acusa presidente da ANA
Acusado de ser um dos l�deres de um esquema de venda de pareceres no governo federal, o ex-diretor da ANA Paulo Vieira enviou no dia 20 of�cio � ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, com acusa��es contra o atual presidente da ag�ncia.
Suspeito de fraude, ex-diretor acusa presidente da ANA
Foto: ebc.com.br

Preso na Opera��o Porto Seguro, da Pol�cia Federal, Vieira acusa Vicente Andreu Guillo de uma s�rie de infra��es administrativas, como o uso irregular de jatos da FAB.

Ele n�o apresentou provas. No of�cio, de tr�s p�ginas, Vieira cita as cr�ticas que recebeu de Guillo em sess�o do Senado. Guillo disse que o ex-diretor � pessoa "complexa e ambiciosa" e que usou o cargo "para delinquir". As informa��es s�o da Folha de S. Paulo.

O ex-diretor da ANA estaria disposto a fazer acordo de dela��o premiada com o Minist�rio P�blico Federal sobre supostos crimes apontados pela PF, o que lhe daria benef�cios como redu��o da pena, caso condenado. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Vieira j� acusara a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, de beneficiar um grupo empresarial suspeito de participar do esquema. Ela nega. No of�cio, o ex-diretor da ANA atribui a Guillo infra��es como o repasse de dinheiro para �rg�os privados sem licita��o e que ele n�o se desligou da Companhia Paulista de For�a e Luz (CPFL) antes de assumir a ANA. Segundo a CPFL, Guillo, que entrou na ANA em 2010, ficou at� setembro daquele ano "cedido sem vencimentos". O presidente afirmou que Vieira o considera "seu inimigo" porque foi barrado em seus planos na ANA. A assessoria de Gleisi n�o comentou as acusa��es.

Opera��o Porto Seguro
Deflagrada no dia 23 de novembro pela Pol�cia Federal (PF), a opera��o Porto Seguro realizou buscas em �rg�os federais no Estado de S�o Paulo e em Bras�lia para desarticular uma organiza��o criminosa que agia para conseguir pareceres t�cnicos fraudulentos com o objetivo de beneficiar interesses privados. A suspeita � de que o grupo, composto por servidores p�blicos e agentes privados, cooptava servidores de �rg�os p�blicos tamb�m para acelerar a tramita��o de procedimentos.

Na a��o, foram presos os irm�os e diretores Paulo Rodrigues Vieira, da Ag�ncia Nacional de �guas (ANA), e Rubens Carlos Vieira, da Ag�ncia Nacional de Avia��o Civil (Anac). Al�m das empresas estatais em Bras�lia, como a Anac, a ANA e os Correios, foram realizadas buscas no escrit�rio regional da Presid�ncia em S�o Paulo, cuja ent�o chefe, Rosemary N�voa de Noronha, tamb�m foi indiciada por fazer parte do grupo criminoso. O advogado-geral adjunto da Uni�o, Jos� Weber de Holanda Alves, tamb�m foi indiciado durante a a��o.

Exonerada logo ap�s as buscas, Rosemary ela teria recebido diversos artigos como propina.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, em troca do tr�fico de influ�ncia que fazia, ela chegou a ganhar um cruzeiro com a dupla sertaneja Bruno e Marrone, cirurgia pl�stica e um camarote no Carnaval do Rio de Janeiro.

O inqu�rito que culminou na a��o foi iniciado em mar�o de 2011, quando, arrependido, Cyonil da Cunha Borges de Faria Jr., auditor do Tribunal de Contas da Uni�o (TCU), procurou a PF dizendo ter aceitado R$ 300 mil para fazer um relat�rio favor�vel � Tecondi, empresa de cont�ineres que opera em Santos (SP). O dinheiro teria sido oferecido por Paulo Rodrigues Vieira entre 2009 e 2010. Vieira � apontado pela PF como o principal articulador do esquema. Na �poca, ele era ouvidor da Ag�ncia Nacional de Transportes Aquavi�rios (Antaq) e conselheiro fiscal da Companhia Docas do Estado de S�o Paulo (Codesp).

Em decorr�ncia da opera��o, foram afastados de seus cargos o inventariante da extinta Rede Ferrovi�ria Federal S.A., Jos� Francisco da Silva Cruz, o ouvidor da Antaq, Jailson Santos Soares, e o chefe de gabinete da autarquia, Enio Soares Dias. Tamb�m foi exonerada de seu cargo Mirelle N�voa de Noronha, assessora t�cnica da Diretoria de Infraestrutura Aeroportu�ria da Anac. O desligamento ocorreu a pedido da pr�pria Mirelle, que � filha de Rosemary.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir