Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-01-2013

Maduro anuncia sua volta a Caracas e condena boatos sobre Chávez
Vice-presidente venezuelano falou em entrevista ao canal Telesur, de Cuba. Hugo Chávez se recupera de cirurgia feita para retirada de um tumor.
Maduro anuncia sua volta a Caracas e condena boatos sobre Chávez
Foto: g1.globo.com

O vice-presidente venezuelano e herdeiro político de Hugo Chávez anunciou na noite desta terça-feira (1º), em uma entrevista ao canal Telesur concedida de Cuba, que voltará a Caracas nesta quarta-feira e condenou os "rumores mal intencionados" difamados, segundo ele, por jornalistas e grupos da direita de seu país. Nicolás Maduro está em Cuba desde o dia 29 para visitar o presidente Hugo Chávez, que se recupera de uma cirurgia para retirada de um tumor, realizada no último dia 11.

Pouco antes da entrevista, um jornal espanhol noticiou que Hugo Chávez estaria em coma induzido, citando fontes anônimas ligadas à inteligência do país. Maduro criticou enfaticamente o que chamou de "boatos" ligados à saúde do presidente, e pediu que o povo confiasse nas informações passadas pelo governo. "Ele está consciente do complexo estado pós-operatorio e nos pediu expressamente que mantivéssemos o povo informado.[...] Estamos frente a uma situação complexa e estamos esperando sua evolução positiva. [...] Às vezes [ele] tem melhorias, às vezes situações estacionarias. [Peço] que tenham confiança e segurança nas informações que estaremos dando. Sempre diremos a verdade", disse o vice-presidente.

Maduro disse que desde que chegou a Cuba encontrou-se duas vezes com o presidente, e que ele demonstra uma "força extraordinária". "Nos cumprimentamos e ele segurou minha mão com muita força", disse Maduro. Segundo ele, o presidente perguntou como estão as questões econômicas, políticas, quis saber sobre os desenvolvimentos do país.

A última informação oficial do estado de saúde do presidente dizia que ele passou a véspera do Ano Novo "tranquilo e estável". Mas, na segunda-feira (31), Maduro disse em cadeia de rádio e televisão que o líder enfrentava "novas complicações" em seu estado de saúde.

O delicado estado de saúde do mandatário de 58 anos lançou dúvidas sobre sua força para permanecer à frente do país e se pode assumir em 10 de janeiro de 2013 para um novo mandato até 2019, para o qual foi reeleito em outubro.

As informações sobre a evolução da operação de Chávez não são muito detalhadas. Relatórios oficiais indicaram que ele passou por uma complexa cirurgia e que sofreu uma hemorragia, antes de ser tratado por infecção respiratória.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir