Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2013

Paquistão assume presidência temporária do Conselho de Segurança
O Paquistão ocupa a partir deste mês a presidência temporária do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne 15 integrantes, dos quais apenas cinco têm assentos permanentes.
Paquistão assume presidência temporária do Conselho de Segurança
Foto: correiodobrasil.com.br

O representante do Paquistão no órgão, embaixador Masood Khan, disse que as primeiras reuniões serão para discutir o combate ao terrorismo e as forças de paz das Nações Unidas.

De acordo com o governo do Paquistão, cerca de 145 mil homens do país participaram de 40 missões de paz em 23 países, nos últimos 52 anos. Segundo Khan, 132 morreram em missões.

O embaixador destacou também que está entre as prioridades debater a questão da Palestina, que reivindica o direito de ser um Estado autônomo e independente. O assunto será tema de reunião em 23 de novembro.

"Queremos construir um consenso e promover pontes para acabar com as diferenças", ressaltou Masood Khan. Em comunicado, ele informou os temas das primeiras reuniões do conselho.

A primeira será no dia 15, sob o comando do ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Hina Rabbani Khar. A segunda reunião será dia 21, sob a presidência do primeiro-ministro paquistanês, Raja Pervez Ashraf.

Também estará em pauta a questão da crise na Síria, que já dura 21 meses. O embaixador paquistanês disse que há a proposta de chamar o emissário especial das Nações Unidas e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, para uma reunião no conselho.

O Conselho de Segurança é formado por 15 países. As vagas rotativas são ocupadas por cada país a cada dois anos. Atualmente os assentos rotativos estão com: Paquistão, Marrocos, Argentina, Ruanda, Austrália, a Coreia do Sul, Luxemburgo, Togo, Guatemala e Azerbaijão. Os assentos permanentes são ocupados pelos Estados Unidos, pela França, pelo Reino Unido, pela Rússia e pela China.

A presidenta Dilma Rousseff é uma das principais críticas do atual formato do Conselho de Segurança, que foi constituído nos anos de 1940 e reproduz o cenário internacional da época. A presidenta defende que o órgão seja ampliado e que o Brasil tenha direito a um assento permanente. O assunto, no entanto, não tem consenso entre os membros permanentes do órgão.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir