Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-01-2013

Presidente Obama promulga lei sobre compromisso fiscal
O presidente americano, Barack Obama, promulgou na quarta-feira � noite a lei sobre o compromisso or�ament�rio que afasta, a curto prazo, as amea�as do abismo fiscal nos Estados Unidos.
Presidente Obama promulga lei sobre compromisso fiscal
Foto: www.abola.pt

Obama, atualmente de f�rias no Hava�, assinou a lei que ratifica ou aumento dos impostos para as resid�ncias com renda superior a 450.000 d�lares por ano e que adia em dois meses a quest�o dos cortes or�ament�rios.

"Recebemos o texto da lei durante a tarde e foi tratado imediatamente", anunciou uma fonte da Casa Branca.

"Uma c�pia foi entregue ao presidente para a releitura. Depois ele promulgou o texto com a t�cnica "autopen" (assinatura digital), que j� havia utilizado outras vezes", completou a fonte.

A crise do "abismo fiscal" foi evitada na ter�a-feira no �ltimo momento com a aprova��o a lei por 257 votos a favor e 167 contr�rios na C�mara de Representantes, nos mesmos termos do que havia acontecido no Senado 24 horas antes.

O acordo de �ltima hora permite aos Estados Unidos escapar a uma r�gida austeridade, que teria significado aumentos de impostos para quase todos os contribuintes e cortes consider�veis nos gastos do governo federal, em particular na �rea de defesa.

Mas este � um al�vio a curto prazo para a maior economia mundial, j� que a lei adia apenas em dois meses os cortes or�ament�rios autom�ticos de 109 bilh�es de d�lares, o que permite prever novos confrontos entre o governo democrata e a C�mara de Representantes, de maioria republicana.

Obama tamb�m promulgou a lei sobre o or�amento do Pent�gono para o ano, que alcan�a 633 bilh�es de d�lares, informou a Casa Branca.

Al�m de cobrir os gastos habituais de funcionamento do ex�rcito, a lei prev� mais rigidez nas san��es econ�micas contra o Ir�, recursos adicionais para financiar a guerra no Afeganist�o e o refor�o da seguran�a nas miss�es diplom�ticas americanas no mundo.

Fonte: www.istoe.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir