Categoria Economia  Noticia Atualizada em 03-01-2013

Espanha regista primeira redução no desemprego em quatro meses
O serviço público de emprego registou menos 59 mil desempregados em Dezembro mas verificou aumento na instabilidade laboral.
Espanha regista primeira redução no desemprego em quatro meses
Foto: www.publico.pt

O número de desempregados registados pelos serviços de emprego em Espanha caiu 1,2% em Dezembro, depois de quatro meses consecutivos em subida. O resultado representa a maior queda neste mês desde que foi iniciado o registo, em 2002.

Houve uma redução de cerca de 59 mil pessoas nos registos de desemprego de Dezembro, de acordo com o relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Governo espanhol. Esta queda coloca agora o número total de inscritos em centro de emprego nos 4,84 milhões.

Não obstante a queda de Dezembro, o ministério espanhol do Emprego e da Segurança Social, dirigido por Fátima Bañez, anunciou nesta quinta-feira um aumento de 9,64%, ou 426 mil desempregados, no total de 2012.

Segundo escreve o El País, o Governo explica que a baixa no número de desempregados se prende com a procura sazonal de emprego para dar resposta ao pico comercial do Natal.

Em linha com esta explicação está o número de "contratos indefinidos" registados em Dezembro pelo executivo. Menos 9,18% dos empregados em Dezembro tiveram direito a um contrato e, dos que o fizeram, mais 17,8% assinaram um "contrato indefinido" do que em Dezembro de 2011.

No registo por sectores económicos, as maiores descidas no número de desempregados com registo Serviços Públicos de Emprego pertencem ao sector da agricultura e ao sector dos serviços, ambos com menos 1,62% inscritos.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir