Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-01-2013

Reino Unido rejeita carta de Kirchner sobre Malvinas
O governo do Reino Unido rejeitou uma carta aberta da presidente argentina, Cristina Kirchner, exigindo que Londres inicie negocia��es para passar a Buenos Aires o controle sobre as Ilhas Malvinas.
Reino Unido rejeita carta de Kirchner sobre Malvinas
Foto: AFP

A carta foi publicada nesta quinta-feira como an�ncio publicit�rio no jornal brit�nico The Guardian.

Na carta, dirigida ao primeiro-ministro brit�nico, David Cameron, e copiada para o secret�rio-geral da ONU, Ban ki-Moon, Kirchner pede que as autoridades brit�nicas acatem uma resolu��o de 1965 da ONU pedindo uma revis�o do status das ilhas, que o Reino Unido v� como parte de seu territ�rio ultramarino. A presidente atribui na carta o controle de Londres sobre as ilhas ao colonialismo brit�nico do s�culo XIX.

"Os argentinos das ilhas foram expulsos pela Marinha Real (brit�nica), e o Reino Unido subsequentemente iniciou um processo de assentamento populacional similar ao adotado em outros territ�rios sob dom�nio colonial", disse Kirchner. "Desde ent�o, o Reino Unido, a pot�ncia colonial, tem se recusado a devolver os territ�rios � Rep�blica Argentina, impedindo a restaura��o de sua integridade territorial."

Autodetermina��o
Em resposta, o governo brit�nico, que chama o arquip�lago de Falklands, alegou que n�o haver� negocia��es sobre a soberania das ilhas enquanto a popula��o local desejar permanecer ligada � o Reino Unido.

"Eles (os moradores do arquip�lago) permanecem livres para escolher seu pr�prio futuro, tanto politicamente quanto economicamente, e t�m o direito � autodetermina��o conforme o estabelecido pela Carta da ONU", disse uma porta-voz do Minist�rio do Exterior brit�nico, se referindo ao documento de funda��o das Na��es Unidas.

"H� tr�s lados neste debate, n�o apenas dois como a Argentina gosta de insinuar", continua a carta. "Os moradores da ilha n�o podem ser simplesmente apagados da hist�ria."
Os dois pa�ses travaram uma guerra em 1982 pelo controle das ilhas. Um plebiscito sobre o status pol�tico das Malvinas deve ser realizado no arquip�lago no pr�ximo m�s de mar�o.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir