Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-01-2013

Policiais ficam feridos em novos incidentes violentos em Belfast
V�rios policiais ficaram feridos no leste de Belfast ap�s serem atacados na noite de sexta-feira por um grupo de manifestantes opostos � retirada da bandeira brit�nica do pr�dio da prefeitura.
Policiais ficam feridos em novos incidentes violentos em Belfast
Foto: yahoo.com

Segundo a pol�cia, cerca de "300 pessoas" se envolveram nos dist�rbios, que ocorreram nas vias Castlereagh Street e Templemore Avenue.

O grupo atirou fogos de artif�cio, coquet�is molotov e tijolos nos agentes, que reagiram com a utiliza��o de canh�es de �gua, explicou hoje a Pol�cia Norte-Irlandesa (PSNI), que efetuou "v�rias pris�es".

O primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Peter Robinson, disse que a viol�ncia empregada contra a pol�cia era uma "vergonha" e que "qualquer unionista de bem procura canalizar sua energia em atividades pol�ticas para tentar encontrar solu��es para os problemas que enfrentamos".

Na quinta-feira passada, dez agentes da PSNI ficaram feridos em outros dist�rbios violentos ocorridos no leste de Belfast, durante outra manifesta��o contra a decis�o de reduzir o n�mero de dias em que a bandeira do Reino Unido (conhecida como "Union Jack") permanece hasteada na prefeitura da cidade.

Grupos de jovens protestantes vem realizando manifesta��es populares desde 3 de dezembro, quando por 29 votos a favor e 21 contra os vereadores de Belfast aprovaram uma mo��o do partido Alian�a que determina que a bandeira brit�nica permane�a na prefeitura apenas em alguns dias do ano, como ocorre em outros edif�cios governamentais e no Castelo de Stormont, sede da Assembleia aut�noma.

At� ent�o, a "Union Jack" era ondeada diariamente na fachada da prefeitura, motivo pelo qual os vereadores nacionalistas pediram sua retirada definitiva para criar "um ambiente de neutralidade em uma cidade dividida".

At� o momento, quase 40 agentes policiais ficaram feridos nos dist�rbios, pol�ticos receberam amea�as de morte e v�rios im�veis e domic�lios foram danificados.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir