Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-01-2013

Grupo deve acompanhar pesquisas sobre jazidas de diamantes, no AM
Segundo titular da SEMGRH, Sul do Estado possui geodiversidade rica. Rocha que cont�m diamante em Rond�nia deve se estender ao Amazonas.
Grupo deve acompanhar pesquisas sobre jazidas de diamantes, no AM
Foto: g1.globo.com

A Secretaria de Minera��o, Geodiversidade e Recursos H�dricos (SEMGRH), dever� criar um grupo de trabalho para acompanhar as a��es que est�o sendo desenvolvidas pelo Servi�o Geol�gico do Brasil (CPRM) na localiza��o de kimberlitos, rocha que cont�m diamantes na forma prim�ria, no Estado.

A primeira reuni�o entre a secretaria e o CPRM, para tratar sobre a forma��o do GT que ir� acompanhar pesquisas sobre a exist�ncia de jazidas de diamantes no Estado est� marcada para ter�a-feira (8). O Grupo de Trabalho tamb�m ter� a participa��o do Departamento Nacional de Produ��o Mineral (DNPM).

Segundo o titular da SEMGRG, Daniel Nava, a regi�o Sul do Amazonas possui uma geodiversidade muito rica, e a secretaria disp�e de especialistas em diamantes que poder�o contribuir com os estudos que est�o sendo realizados pelo CPRM. "A SEMGRH j� trabalha em parceria com o Servi�o Geol�gico do Brasil no levantamento de novas oportunidades de neg�cios do setor mineral, seja na produ��o de minerais met�licos na regi�o Nordeste do Amazonas, na produ��o de insumos agrominerais na regi�o do Rio Madeira e Baixo Amazonas, e em commodities minerais de grande valor agregado como o ouro e diamantes, principalmente na regi�o Sul do Amazonas", afirmou.

Ainda de acordo com Daniel Nava, provavelmente os kimberlitos existentes em Rond�nia dever�o se estender at� o Amazonas, mas somente com o mapeamento geol�gico em detalhe ser� poss�vel definir a localiza��o das jazidas economicamente vi�veis.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir