Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-01-2013

Moradores se mobilizam para ajudar desabrigados em Caxias, no RJ
Doa��es est�o sendo recebidas na Igreja Metodista Wesleyana, em Xer�m. S�bado (5) amanheceu sem chuva na Baixada Fluminense.
Moradores se mobilizam para ajudar desabrigados em Caxias, no RJ
Foto: g1.globo.com

Ap�s a chuva que caiu durante quinta (3) e sexta-feira (4) e causou estragos no estado do Rio, os moradores do distrito de Xer�m, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, come�aram a fazer doa��es na Igreja Metodista Wesleyana, na Pra�a da Mantiqueira, para ajudar os desabrigados. O s�bado (5) amanheceu sem chuva na localidade.

O munic�pio foi o mais afetado pelas chuvas, deixando um morto e um homem desaparecido, al�m de mil desalojados e outros 276 desabrigados. O material ser� distribu�do nos abrigos improvisados no munic�pio.

Filas foram organizadas para que itens como roupas, material de limpeza e comidas sejam doados. De acordo com a assessoria da Prefeitura de Duque de Caxias, havia uma grande movimenta��o neste ponto de doa��o e distribui��o de material para a popula��o.

H� tamb�m no local um posto de vacina��o para que a popula��o se previna contra o t�tano. Quem quiser fazer doa��es, a igreja fica localizada na Estrada Rio D�ouro, pr�ximo � Pra�a da Mantiqueira, em Xer�m.
Buscas
De acordo com a assessoria da Prefeitura, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram para as ruas na manh� deste s�bado (5) em busca de desaparecidos. O funcion�rio da Cedae, En�as Paes Leme, segue desaparecido.

Doa��es
A Pol�cia Civil do estado do Rio de Janeiro tamb�m recebe a partir deste s�bado doa��es para v�timas das enchentes em todo o estado. Cento e trinta e seis delegacias distritais da capital, Baixada e interior v�o receber das 8 �s 17h doa��es de �gua pot�vel, alimentos n�o perec�veis e colchonetes que ser�o destinados aos desabrigados das chuvas. O endere�o das delegacias pode ser obtido no site da Pol�cia Civil.
Dez esta��es do Metr� Rio ser�o, a partir de segunda-feira (7), pontos de recolhimento de doa��es. A coleta ser� feita nas esta��es de Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Flamengo, Botafogo, Largo do Machado, Gl�ria, Cinel�ndia, Carioca, Uruguaiana e Saens Pe�a.

Poder�o ser doados �gua mineral, alimentos n�o perec�veis e material de higiene pessoal e limpeza, fraldas descart�veis, colch�es e colchonetes, roupa de cama e de banho, cobertores e botinas de borracha. A campanha vai at� o dia 4 de fevereiro.

Os Batalh�es da Pol�cia Militar do estado do Rio de Janeiro est�o recebendo desde as 8h deste s�bado (05) �gua mineral, colchonetes e alimentos n�o perec�veis.veja o BPM mais pr�ximo da sua cada no site da Pol�cia Militar.

A partir de segunda-feira (7), a SuperVia tamb�m receber� doa��es. Produtos n�o perec�veis, de higiene pessoal e �gua poder�o ser entregues nos balc�es de informa��es das esta��es Central do Brasil, Madureira, Bonsucesso e Caxias (das 6h �s 20h) e em Deodoro (6h �s 18h). Os produtos ser�o encaminhados para a Defesa Civil que realizar� a distribui��o para popula��o.

Alerta m�ximo
O Rio Capivari, que passa por munic�pios da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, e estava em alerta m�ximo at� as 9h40 da manh� deste s�bado, entrou em estado de vigil�ncia. A informa��o foi emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os outros rios que cortam a regi�o, como Botas, Sarapu�, Inhomirim e Igua�u, tamb�m est�o em estado de vigil�ncia.

Com a chuva forte que caiu na madrugada de quinta-feira (3), o rio Capivari transbordou e a for�a da �gua derrubou casas e deixou muita gente desabrigada, principalmente, em Xer�m, Duque de Caxias.

A enchente causada pelo transbordamento tamb�m dos rios Saracuruna e Inhomirim provocou, segundo a Defesa Civil do estado do Rio, a morte de um homem, deixou mil pessoas desalojadas e 276 desabrigadas em Duque de Caxias.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, em Belford Roxo, a enchente deixou 550 desalojados e oito desabrigados e ainda h� ruas alagadas em v�rias localidades do munic�pio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir