Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-01-2013

Chuva em Porto Alegre ultrapassa 50% da média do mês de janeiro
Em cerca de seis horas choveu 56 milímetros na capital, segundo Inmet. Grande volume de água trouxe transtornos e pode ter causado uma morte.
Chuva em Porto Alegre ultrapassa 50% da média do mês de janeiro
Foto: g1.globo.com

Porto Alegre anoiteceu debaixo dágua nesta segunda-feira (07). Em cerca de seis horas, choveu mais de 50% do volume previsto para todo o mês de janeiro na capital gaúcha, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme os dados da estação automática do Inmet, o volume de chuva na capital gaúcha somou 56 milímetros entre as 19h de segunda-feira e a 1h de terça (8). A média histórica para janeiro em Porto Alegre é de 100,10 milímetros.

A chuva atingiu maior intensidade entre as 20h e 22h de segunda-feira. Nesse intervalo de duas horas, a estação automática do Inmet captou 38 milímetros de precipitação. Os dados ainda não são consolidados.

O grande volume de água gerou transtornos aos porto-alegrenses e pode ter causado a morte de uma mulher na Zona Norte da cidade. A argentina Norma Adriana Gonzales, 47 anos, morreu ao sofrer uma descarga elétrica ao descer de um táxi em uma rua alagada, na porta do prédio onde residia, na Avenida Andaraí.

Vários pontos de alagamento nas vias da cidade foram registrados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Alguns em avenidas de grande movimento, como Assis Brasil, Ipiranga, Nilo Peçanha e Sertório. A Padre Cacique chegou a ter o fluxo bloqueado no sentido centro-bairro, nas imediações do Estádio Beira-Rio, depois de ficar intransitável.

Alguns veículos que tentaram desafiar as poças da água ficaram pelo caminho, com panes mecânicas ou elétricas. Os motoristas também tiveram que lidar com a lentidão no trânsito e com a confusão causada pelo desligamento de diversos semáforos em alguns cruzamentos.

A água também invadiu residências em diversos pontos da capital e Região Metropolitana. Moradores relataram alagamentos nos bairros Jardim Carvalho, na Zona Leste, no Belém Novo, na Zona Sul, e no Humaitá, na Zona Norte. Em alguns desses locais o nível da água ficou a cerca de 50 centímetros do solo.

Outro problema causado pela chuva foi a interrupção no fornecimento de energia elétrica. A falta de luz atingiu bairros da Zona Sul e também cidades da Região Metropolitana, como Viamão e Alvorada. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), no entanto, informou que tratam-se de casos isolados.

Segundo os meteorologistas, a previsão é de mais chuva nesta terça-feira em todo o estado e alerta de temporais em todas as regiões, com ventos de até 90km/h. Os volumes de chuva podem passar dos 60 milímetros nas regiões Sul e Noroeste. Pode chover mais 45 milímetros na Região Metropolitana e 25 milímetros no Litoral Norte.


Na José de Alencar, água da chuva tomou conta de avenida e da calçada (Foto: Leonardo Ferreira/RBS TV)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir