Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2013

Dilma pede que "cada um cumpra seu papel" sobre energia - Zimmermann
Dilma reuniu-se na ter�a com representantes do Minist�rio de Minas e Energia para discutir a situa��o energ�tica do pa�s e o risco de racionamento e pediu que "cada um cumpra seu papel", disse o secret�rio-executivo da pasta, Zimmermann.
Dilma pede que
Foto: www.midianews.com.br

O encontro foi um pedido do ministro Edison Lob�o (Minas e Energia) em meio a incertezas quanto � capacidade do sistema el�trico de atender � demanda diante dos n�veis baixos dos reservat�rios das hidrel�tricas, chuvas insuficientes para recompor os estoques e com o sistema de termel�tricas --usado em momentos de estiagem-- praticamente todo acionado.

Dilma pediu que "cada um cumpra seu papel" na quest�o, disse Zimmermann a jornalistas ap�s o encontro, que serviu para atualizar a presidente sobre a situa��o. A reuni�o ocorreu no final da tarde de ter�a-feira, no Pal�cio do Alvorada, no retorno de Dilma a Bras�lia ap�s 12 dias de f�rias na Bahia, e na v�spera de reuni�o do Comit� de Monitoramento do Setor El�trico (CMSE) para avaliar a situa��o energ�tica do pa�s.

O secret�rio-executivo voltou a descartar a possibilidade de racionamento e disse que o quadro atual est� dentro do planejado.

"Temos gera��o suficiente para atender ao mercado, ao contr�rio do que tem sa�do. Tudo que est� ocorrendo est� dentro da situa��o para a qual esse sistema foi planejado. Voc� opera (usina) t�rmica quando tem que operar, mas de qualquer forma voc� est� com um equil�brio estrutural", disse ele.

Dilma j� havia descartado em dezembro o risco de racionamento de energia, durante caf� da manh� com jornalistas em Bras�lia. "Acho rid�culo dizer que o Brasil corre risco de racionamento de energia", disse ela na ocasi�o.

A presidente foi ministra de Minas e Energia no governo do ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva e notabilizou-se por remodelar as regras do setor el�trico e garantir, nos �ltimos anos, a seguran�a do fornecimento de energia.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir