Categoria Incêndio  Noticia Atualizada em 09-01-2013

Descida das temperaturas enfraquece temporariamente incêndio
Um descida das temperaturas enfraqueceu os incêndios que já consumiram milhares de hectares no sudeste da Austrália, embora avancem hoje na zona central e se preveja uma onda de calor no final da semana.
Descida das temperaturas enfraquece temporariamente incêndio
Foto: www.portugues.rfi.fr

Os incêndios florestais que afetam principalmente os estados australianos de Victoria e Tasmânia (sudeste) e Nova Gales do Sul (centro-sudeste) causaram a morte a milhares de cabeças de gado e destruíram centenas de casas.

Em Nova Gales do Sul, onde há registo de 141 incêndios florestais ativos, os bombeiros trabalharam a contrarrelógio durante a noite na tentativa de controlar as chamas, tendo sido ajudados pela mudança favorável das condições meteorológicas, referiu a agência local AAP.

No total, já arderam só neste estado 131 mil hectares, segundo dados dos bombeiros, citados pela agência Efe.

Contudo, a baixa das temperaturas é temporária no sudeste do país, dado que se espera que os termómetros voltem a subir no final da semana.

De acordo com a cadeia televisiva local ABC, são esperadas temperaturas máximas de 40 graus perto da cidade de Brisbane, a capital do estado de Queensland, havendo ainda receios quanto ao perigo de deflagrar um incêndio de grandes dimensões desde a zona vitivinícola de Hunter, em Nova Gales do Sul, até à fronteira com Queensland, segundo referiu fonte dos bombeiros.

Na ilha da Tasmânia, onde os incêndios florestais queimaram 128 casas desde a última sexta-feira, sobretudo na península de Tasman, mantém-se elevado o alerta devido aos incêndios, apesar de uma descida das temperaturas que em Hobart caíram até aos 16 graus.

A polícia da Tasmânia prossegue com as buscas por eventuais cadáveres entre os escombros, ainda que a maioria tenha sido já localizada, enquanto as autoridades iniciam a contabilização dos prejuízos, que incluem a destruição de cerca de 80 mil hectares de terrenos, o equivalente a 1 % da área da ilha.

Em Victoria, as chamas terão destruído quatro casas e 1.100 hectares de terras perto da localidade de Ballarat, no centro do estado, segundo a ABC.

Fonte: www.rtp.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir