Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 11-01-2013

Cem anos de Rubem Braga
"Eu considerei a gl�ria de um pav�o ostentando o esplendor de suas cores; � um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas n�o existem na pena do pav�o.
Cem anos de Rubem Braga

N�o h� pigmentos. O que h� s�o min�sculas bolhas d�gua em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pav�o � um arco-�ris de plumas", RB.

Se estivesse vivo, o ilustre cachoeirense, Rubem Braga, completaria, neste s�bado 100 anos. Considerado o "pai da cr�nica moderna", elevou o g�nero ao status liter�rio, sendo a cr�nica a "parte humana do jornal".

Para comemorar a data especial, a escritora e coautora do livro "O jornalismo liter�rio de Rubem Braga na Guerra", Claudia Sabadini, estar� presente na Casa dos Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, para um caf� liter�rio. Na pauta a obra escrita em parceria com o jornalista Rondinelli Tomazelli. O evento est� previsto para come�ar �s 8h.

As atividades continuam na segunda-feira (14), em reuni�o solene realizada tamb�m na Casa dos Braga, a partir das 19h30, com a participa��o do Conselho Municipal de Cultura, da Academia Cachoeirense de Letras e de autoridades. Na ocasi�o, ser�o anunciadas outras a��es comemorativas a serem realizadas ao longo do ano.

A noite tamb�m ser� marcada pelo lan�amento do edital 2013 da Lei Rubem Braga e pela entrega, para bibliotecas p�blicas, de livros produzidos com apoio da lei nos �ltimos anos. A cantora Duda Felippe far� uma apresenta��o no encerramento. Todas as atividades s�o abertas ao p�blico.

De acordo com Henrique Alves, "Sabi� da cr�nica"? Rubem detestava o apelido. "Prefiro ser um urubu, ave maior e mais triste", resmungava. Houve um per�odo em que o jovem Ivan Lessa - filho de Or�genes e Elsie Lessa e ent�o novo companheiro dos bares da vida do cronista - assim o aclamava: "Salve o sabi� da cr�nica!". Ao que Braga devolvia: "Sabi�? Vira-bosta da cr�nica, isso sim!".

Um c�ncer de laringe nos levou Rubem Braga. A doen�a foi diagnosticada no in�cio de 1990, num exame de rotina. Ele recebeu a not�cia sem dramas nem alarmes. Recusou tratamentos. Morreu de insufici�ncia respirat�ria �s 23h30 em 19 de dezembro de 1990 num quarto do Hospital Samaritano, em Botafogo (RJ). O corpo foi cremado e as cinzas lan�adas no Rio Itapemirim.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir