Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-01-2013

Jovem brasileira está detida há 45 dias em abrigo dos EUA
Segundo a família, ela viajou sozinha, com visto de turista, para passar alguns meses com uma tia, que mora na Flórida.
Jovem brasileira está detida há 45 dias em abrigo dos EUA
Foto: g1.globo.com

Uma adolescente brasileira está detida em um abrigo nos Estados Unidos, desde novembro, quando foi proibida de entrar no país. Segundo a família, ela viajou sozinha, com visto de turista, para passar alguns meses com uma tia, que mora na Flórida.

No aeroporto, no fim de novembro, Verônica estava feliz, ansiosa pela primeira viagem ao exterior. Mas ela nem imaginava o pesadelo que seria a chegada a Miami. A imigração não autorizou a entrada dela no país e a garota foi para um abrigo de menores, onde passou o Natal, o Ano Novo e o aniversário de 16 anos.

Verônica está retida em Miami há 45 dias. Segundo a família, a adolescente deixou a casa dela na periferia de São Paulo para passear nos Estados Unidos. Ela ficaria até maio na casa de uma tia que mora lá.

"Ela fala que era o sonho dela conhecer os parques da Disney", conta a mãe Alexsandra Aparecida Da Silva.

Por telefone a tia dela, Marli, que está no hospital porque deu à luz nessa quinta-feira (10), contou que estava no aeroporto quando Verônica chegou.

"Eu perguntei por que que ela não ia vir embora comigo, se eu era tia. Eles falaram que eu precisava de um documento dos pais da Verônica, reconhecido firma, me autorizando a ter a guarda temporária dela, enquanto ela estivesse aqui", conta.

A família providenciou a autorização e Marli diz que entregou os documentos, antes do Natal, para o consulado brasileiro em Miami. Mas a jovem não foi liberada.

Em São Paulo, a mãe dela espera a filha ligar, o que só é permitido uma vez por semana. Elas conversaram nessa quinta-feira à noite.

"Você quer voltar ou quer ficar?", perguntou a mãe.

"Eu não quero ficar aqui. Eu quero voltar para o Brasil", respondeu a menina.

Mas o desejo de voltar para casa, segundo o Itamaraty, tem que ser declarado às autoridades americanas. Como ela é menor de idade, não pode ser deportada sem decisão judicial. A audiência para tratar do caso será no dia 31 de janeiro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir