Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-01-2013

Milhares de manifestantes pedem eleições livres e justas na Malásia
Milhares de manifestantes se reuniram neste sábado em Kuala Lumpur para denunciar a corrupção na Malásia e pedir que as eleições gerais previstas para junho transcorram de forma livre e transparente, informou a imprensa local.
Milhares de manifestantes pedem eleições livres e justas na Malásia
Foto: noticias.terra.com

Os manifestantes, convocados pela oposição e por várias ONGs, devem manter a concentração até o anoitecer na Praça Merdeka ("liberdade", em malaio) e em seus arredores, após obter uma permissão que as autoridades negaram repetidamente no passado.

A maioria das pessoas veste camisetas amarelas, a cor da plataforma Bersih, formada por dezenas de grupos opositores, embora também participem do protesto cidadãos opostos à usina Lynas, que explora metais raros no nordeste do país.

"Quero que meus filhos saibam que estamos lutando por eles e por seu futuro", indicou ao diário digital "Malaysiakini" uma manifestante que levava seus filhos.

As autoridades, que desdobraram 10 mil agentes para garantir a segurança, e os organizadores da manifestação, batizada de "KL112", se comprometeram a evitar episódios violentos neste sábado.

A coalizão opositora Pakatan Rakyat pretende melhorar seus resultados no pleito de junho. Nas eleições gerais de 2008, a oposição obteve 82 cadeiras, com o que conseguiu pela primeira vez reduzir a maioria de dois terços que até então vinha ostentando a coalizão governista Barisan Nasional.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir