Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-01-2013

Italianos prestam homenagens um ano após naufrágio de navio
Parentes das 32 pessoas que perderam naquela tragédia foram à missa na mesma Igreja que abriu as portas para centenas de sobreviventes.
Italianos prestam homenagens um ano após naufrágio de navio
Foto: g1.globo.com

Na Itália, impossível não lembrar. Um ano depois do naufrágio, o navio Costa Concórdia está exatamente no mesmo lugar. Um monumento à tragédia que mancha e polui a bela Ilha de Giglio, na Toscana.

Ilha do Giglio, centro da Itália. O navio de luxo Costa Concórdia, de 14 andares, naufragado um ano atrás, ainda está lá.

Parentes das 32 pessoas que perderam naquela tragédia foram à missa, na pequena Igreja do Porto. A mesma que, naquela noite, abriu as portas para centenas de sobreviventes. Mas no domingo (13) não havia lugar para todos, e muitos assistiram do lado de fora.

A mãe da menina Dayana, de 5 anos, que morreu no naufrágio, se sentiu mal e não conseguiu subir no barco para jogar flores em frente ao navio tombado.

Muitos que ajudaram no resgate receberam medalhas. Uma lápide lembrará para sempre as vítimas da tragédia. A pedra onde a embarcação bateu, que abriu um rombo de 70 metros e ficou presa na lateral do navio, foi cortada em pedaços e recolocada no mar, entre as rochas da Ilha Toscana.

As imagens dramáticas do acidente são ainda vivas na memória da Itália. O navio, construído no país e vendido para uma empresa americana, fazia um cruzeiro pelo Mediterrâneo quando se aproximou demais da Ilha do Giglio.

Depois de bater no fundo de pedras, naufragou em águas rasas. Ao todo, 4,2 mil pessoas estavam a bordo, entre elas mais de 50 brasileiros.

A tragédia espantou o mundo pelo comportamento do comandante, Francesco Schettino, que abandonou o navio antes de muitos passageiros, e pelo diálogo entre ele e o chefe da Capitania do Porto de Livorno, que deu a ordem para que Schettino voltasse a bordo e ajudasse a salvar vidas.

Às 21h42, hora exata do acidente, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Um ano depois, a tragédia do Costa Concórdia ainda não foi completamente esclarecida. Os restos do navio deverão ser retirados da Ilha italiana dentro de seis meses.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir