Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-01-2013

Índia ordena resposta agressiva a violação paquistanesa de cessar-fogo
Odem foi dada pelo chefe das Forças Armadas, general Bikram Singh. Paquistão afirma que dois de seus soldados morreram após troca de tiros.
Índia ordena resposta agressiva a violação paquistanesa de cessar-fogo
Foto: g1.globo.com

O chefe das Forças Armadas da Índia, o general Bikram Singh, ordenou nesta segunda-feira (14) as suas tropas que reajam de maneira agressiva em caso de disparos paquistaneses na fronteira em disputa da região da Caxemira.

"Esperamos de nossos comandantes que sejam agressivos. As ordens são muito claras em caso de provocação, espero que minha unidade de comando responda", disse aos jornalistas antes de um encontro com homólogos das Forças Armadas do Paquistão.

O Paquistão afirma que dois de seus soldados morreram após trocas de tiros na fronteira, um em 6 de janeiro e outro na última quinta-feira (10).

A Índia, por sua vez, afirmou que dois de seus soldados morreram na terça-feira (08) pelas mãos de militantes paquistaneses que entraram por 500 metros dentro de seu território e que um deles havia sido decapitado.

Crise
A crise que Índia e Paquistão enfrentam por ataques recíprocos na região da Caxemira se originou em setembro de 2012, quando uma idosa cruzou a fronteira rumo ao território paquistanês para ficar com seus filhos, publicou na última quinta-feira (10) um jornal local.

Quando o exército indiano percebeu a facilidade com a qual a Linha de Controle (LoC) que divide a Caxemira poderia ser atravessada, construiu vários bunkers de vigilância, o que gerou receio entre os paquistaneses, que passaram à ofensiva, segundo o diário "The Hindu".

Os dois países têm, desde o fim dos anos 1990, armas atômicas e travaram duas guerras e outros conflitos menores nas últimas seis décadas pela soberania da região, embora desde 2011 tenham recuperado seu processo de diálogo.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir