Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 15-01-2013

Aplicativos ajudam a controlar gastos de voz e internet no smartphone
Sistemas mostram perfil de consumo e alertam sobre limite de franquia. Veja op��es de aplicativos para os sistemas Android e iOS
Aplicativos ajudam a controlar gastos de voz e internet no smartphone
Foto: g1.globo.com

Combinar o plano de voz com a franquia de dados para acessar a internet � uma praticidade que pode trazer dores de cabe�a na hora de pagar a fatura. Muitas vezes os usu�rios n�o percebem e acabam excedendo as franquias contratadas pelo plano. O ideal seria controlar o consumo de minutos e dados da mesma maneira que se controla o saldo banc�rio.

Em geral, os smartphones exibem estat�sticas de uso do aparelho, o problema � que nem sempre a interpreta��o dos dados � clara o suficiente para que o usu�rio possa avaliar quando � necess�rio fazer alguma economia. Uma boa alternativa � apostar no uso de aplicativos para controlar os gastos, que preferencialmente exibam algum tipo de notifica��o quando o limite estipulado pelo usu�rio ou pela franquia contratada esteja pr�ximo de ser atingido.

Veja uma sele��o de aplicativos que ajudam a enxugar os gastos com o smartphone.

3G Watchdog
Este aplicativo gratuito registra o consumo de dados de internet e Wi-Fi. Atrav�s dele � poss�vel visualizar a quantidade de dados em megabytes que foi consumida durante o intervalo de tempo estipulado pelo usu�rio. Entre os recursos desse aplicativo destacam-se os mini relat�rios em que � exibido todo o hist�rico de acesso a dados. Tamb�m � poss�vel definir uma meta de consumo e alertas quando um determinado percentual do limite for atingido.

Mobile Counter - 3G, WiFi
Este app auxilia a controlar o consumo de dados da franquia contratada. Ele tamb�m permite visualizar o consumo de dados em uma rede Wi-Fi. Esse aplicativo se destaca pela simplicidade da sua opera��o e excelente visual em que um resumo do consumo � exibido na home do dispositivo.

DroidStats
Al�m gerar o hist�rico do uso da conex�o de internet e do tempo de conversa��o por voz, o DroidStats exibe os indicadores em widgets interativos. Tamb�m � poss�vel baixar o relat�rio de uso num arquivo no formato CSV, que pode ser importado para uma planilha de c�lculo.

Call Meter 3G
Este aplicativo gratuito auxilia a gerenciar o tempo gasto em liga��es telef�nicas. Tamb�m � poss�vel visualizar os detalhes do tempo das liga��es e o tr�fego de dados. As informa��es ficam dispostas em widgets, mas tamb�m � poss�vel visualizar um relat�rio consolidado contendo toda a estat�stica de uso do aparelho.
Data Usage
Esta � uma ferramenta essencial para quem precisa controlar o consumo de dados em dispositivos m�veis. Com ele � poss�vel definir metas de consumo di�rio, semanal, mensal ou pela quantidade de tr�fego de dados. O aplicativo permite a restri��o na navega��o quando o limite estiver pr�ximo de ser excedido. A gera��o dos mini relat�rios � muito simples, assim como a exibi��o dos dados atrav�s de gr�ficos.

Onavo Count Monitor Data
Considerado um dos melhores aplicativos para o gerenciamento do uso de franquia de dados em dispositivos m�veis, o Onavo permite configurar metas de uso dos servi�os e com isso gerar mensagens de alerta automaticamente. O programa tamb�m registra quais s�o os aplicativos que consomem mais dados no aparelho

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir