Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2013

Onde da ataques deixa 27 mortos no Iraque
Uma onda de ataques em Bagd� e no norte da capital nesta quarta-feira deixou ao pelo menos 27 mortos, um dia ap�s um deputado sunita ter sido morto em um atentado suicida e em meio a um agravamento da crise pol�tica iraquiana.
Onde da ataques deixa 27 mortos no Iraque
Foto: noticias.terra.com

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelos ataques que tamb�m deixaram mais de 220 pessoas feridas.

Os ataques desta quarta atingiram a cidade de Kirkuk, etnicamente mista e situada a 240 km ao norte de Bagd�, onde dois carros bombas mataram ao menos 16 pessoas e feriram outras 190, de acordo com o chefe dos servi�os sanit�rios da regi�o, Sadiq Omar Rasul. A primeira explos�o foi detonada por um suicida e teria como alvo um conjunto de casas e escrit�rios locais do Partido Democr�tico do Curdist�o (KDP), do presidente regional curdo Massud Barzani. Um segundo carro bomba, que estacionou no acostamento da estrada pr�xima ao local da primeira detona��o, tinha aparentemente como alvo um oficial do KDP.

Outro carro-bomba na cidade de Tuz Khurmatu, tamb�m ao norte de Bagd�, matou quatro pessoas e feriu outras 30. O ataque ocorreu pr�ximo aos escrit�rios da Uni�o Patri�tica do Curdist�o, do presidente iraquiano Jalal Talabani. Tanto Kirkuk como Tuz Khurmatu est�o situadas em uma por��o do territ�rio, ao norte do Iraque, disputada por curdos que reivindicam incorporar � sua regi�o aut�noma contra os desejos do governo central em Bagd�. A disputa � vista por diplomatas e autoridades como a maior amea�a em longo prazo para uma futura estabilidade no Iraque.

Em Bagd�, tr�s ataques separados deixaram cinco pessoas mortas, anunciaram as autoridades, enquanto bombardeios em Baiji e Tikrit, ambas no norte de Bagd�, mataram dois e feriram outros seis. Os ataques desta quarta-feira totalizam o maior n�mero de mortos registrados este ano no pa�s, segundo c�lculos feitos pela AFP. Os recentes ataques ocorreram um dia ap�s a morte do deputado sunita membro do Parlamento iraquiano em um atentado a bomba na zona oeste de Bagd�. Seu funeral reuniu centenas de pessoas nas aforas da cidade de Fallujah, predominantemente sunita.

A viol�ncia decorre em um contexto de crise pol�tica que tem colocado Nuri al-Maliki contra muitos ministros apenas alguns meses antes de importantes elei��es provinciais. A oposi��o xiita contra o primeiro-ministro endureceu em manifesta��es antigoverno de maioria sunita �rabe, realizadas nas �ltimas semanas, e apoiadas por in�meros partidos membros do gabinete de Maliki. A crise ocorre faltando quase tr�s meses para a realiza��o das elei��es provinciais, um term�metro para medir o apoio a Maliki e seus oponentes para uma futura elei��o geral no pr�ximo ano. A viol�ncia diminuiu no Iraque nos �ltimos meses, no entanto, os ataques permanecem frequentes, especialmente em Bagd�, Kirkuk e Tuz Khurmatu.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir