Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2013

Emissão de passaportes é normalizada no Rio, diz PF
Órgão não soube informar o horário em que o serviço voltou a funcionar. Pane ocorreu devido a um defeito no computador central da Polícia Federal.
Emissão de passaportes é normalizada no Rio, diz PF
Foto: www.paraiba.com.br

A emissão de passaportes foi normalizada no Rio na manhã desta quinta-feira (17), de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal. O órgão não soube informar o horário em que o serviço voltou a funcionar, mas quando funcionários chegaram para trabalhar na manhã desta quinta (17), o sistema já estava fazendo a emissão dos documentos. A pane ocorreu às 4h da madrugada de quarta (16).

Segundo a Polícia Federal, por contrato, a empresa terceirizada responsável pelo sitema teria que resolver o problema em até quatro horas. O serviço não foi normalizado e a empresa foi multada. Em Brasília, no Distrito Federal, já estava tudo funcionando por volta das 21h, informou a assessoria de imprensa do órgão.

A interrupção na emissão de passaportes nesta quarta-feira (16) foi causada por uma pane nos sistemas da Polícia Federal, motivada por um defeito numa peça do computador central, informou nesta noite ao G1 a assessoria de imprensa da corporação. Segundo a assessoria, o problema atingiu tanto a rede interna da PF quanto o site do órgão na internet.
Com isso, não foi possível preencher o formulário online para obtenção do documento, tampouco agendar o recolhimento nos postos da PF. O sistema interno para processamento também foi paralisado, o que impediu a emissão.

A pane, segundo a PF, também bloqueou outros serviços, como pedidos de declaração de antecedentes criminais, pedidos para transporte de produtos químicos perigosos, consultas e procedimentos relativos a empresas de segurança privada, além de agendamentos para requerimentos de registro por estrangeiros.

De acordo com a Polícia Federal, o computador central foi consertado por volta das 15h30, e os sistemas começaram a voltar a funcionar por volta das 17h.

O órgão relatou que uma peça no computador central apresentou defeito por volta das 4h da madrugada. Imediatamente, foi acionado uma peça "backup", que funciona como se fosse um "gerador" de energia quando ocorre um blecaute, por exemplo. Essa peça substituta, porém, também quebrou quatro horas depois, interrompendo os serviços a partir das 8h.

Pela manhã, a empresa responsável pela manutenção foi chamada, mas não tinha a peça disponível em Brasília para troca imediata. Por isso, mandou buscar o equipamento em São Paulo, só instalado por volta das 15h30. Por conta do atraso, a empresa foi multada.

A Polícia Federal disse que ainda apura o que pode ter causado o incidente e não descartou a possibilidade de um curto-circuito elétrico ou uma sobrecarga de energia. Por dia, cerca de 8 mil passaportes são emitidos em todo o país. A PF ainda não mensurou o quanto outros serviços foram afetados com a pane.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir