Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2013

Casa do humorista Golias está abandonada em São Carlos, SP
Ator viveu durante 11 anos no local; projeto de museu não saiu do papel. Amigos e fãs querem que esppaço seja transformado em Centro Cultural.
Casa do humorista Golias está abandonada em São Carlos, SP
Foto: g1.globo.com

casa onde viveu o humorista Ronald Golias, em São Carlos (SP), está abandonada. A primeira ideia era de transformar o local em um museu, mas o projeto não saiu do papel. Agora, amigos e fãs do humorista querem que o espaço seja transformado em um Centro Cultural.

A casa simples no Centro da cidade é onde Golias viveu até os 11 anos, época em que a família se mudou para São Paulo. Depois da morte do artista, a Prefeitura anunciou que iria transformar o lugar em um museu, mas já se passaram anos e até agora a casa está de portas fechadas.

Na fachada do local, existe apenas uma placa com informações de Golias. Dentro, o estado é de abandono: o mato alto se espalha pela casa. O comerciante Rodrigo Senapeschi, vizinho da casa, disse que poucas vezes houve manutenção. "O telhado foi retirado pela Prefeitura, caiu parte dele na casa do vizinho. Eles vieram, retiraram e deixaram", afirma.

Reconhecimento
O comerciante Sidney Jacyntho, que conheceu Golias e o pai dele, tem uma loja em frente à casa e lamenta a falta de reconhecimento ao grande humorista. "Não apareceu ninguém ainda que faça o que ele fez, um artista espetacular. Eu acho que eles deveriam reformar isso, não vai custar muita coisa, porque o terreno é pequeno, e fazer um museu", opina.

A camisa e o boné de um dos personagens mais famosos do humor, o Bronco, são lembranças guardadas pelo amigo de infância de Golias, o comerciante Irineu Gualtieri. "A minha mãe chamava ele de Zezinho, então foi indo, e a família inteira se identificou com o Zinho e nunca chamavam ele pelo nome. Quando uma pessoa se referia a ele como Zinho, ele via que era muito íntimo, então parava para dar atenção", afirma.

Ele também guarda uma carta da família do humorista, que agradecia aos anos de amizade e carinho. Gualtieri estudou com Golias em São Carlos e, mesmo depois da fama, manteve os laços com ele. Agora, o comerciante espera que todo o talento do humorista seja reconhecido na cidade onde ele nasceu. "Porque foi o maior artista da história da comicidade brasileira, não vai aparecer outro tão cedo", ressalta.

Acervo
O historiador Luís Carlos Barbano reúne discos, livros, filmes e revistas para entender melhor como foi a vida do humorista. Ele entrevistou amigos e parentes e pretende lançar ainda este ano uma biografia.

Ele acredita que a preservação da casa onde o ator morou é um dos compromissos que o município deve assumir e ir além, criando até mesmo um centro cultural para desenvolver trabalhos de humor.

"Alguma outra atividade que remeta à memória do artista, voltada para o humor. Uma casa que promova exposições de quadrinhos de humor ou cursos de teatro voltados para a área do humorismo", afirma.

A nova administração municipal ainda vai definir qual será a destinação da casa do humorista.

Trajetória
Ronald Golias nasceu em São Carlos no dia 4 de maio de 1929 e começou a carreira artística na década de 1940. Participou de programas de calouros no rádio e foi convidado para atuar na televisão. A popularidade na TV logo o levou para trabalhos no cinema. Ele morreu em 2005 aos 76 anos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir