Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-01-2013

Argélia lança operação para resgatar reféns
Segundo informações avançadas (17) pela imprensa da Argélia, o exército nacional lançou uma operação para resgatar os reféns num campo de gás natural, na província de Illizi.
Argélia lança operação para resgatar reféns
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Até o momento, não foram revelados dados sobre mortos ou feridos durante os atentados.

O exército argelino iniciou nesta quinta-feira ataques a elementos armados na residência junto ao campo de gás natural, onde se encontram sequestrados a maior parte dos reféns. Durante as operações que só terminaram à noite, o exército conseguiu controlar a residência, mas ainda existem alguns reféns na área de processamento do campo de gás. As tropas de seguranças já cercaram toda a área.

Várias informações envolvendo mortes ou feridos. Segundo a agência de notícias oficial da Argélia, a operação libertou 600 reféns argelinos e quatro estrangeiros, posteriormente transportados para o aeroporto de Tebessa.

O Ministro da Informação da Argélia, Mohammed Said, afirmou à imprensa que o resgate causou a morte a alguns reféns, rejeitando avançar com qualquer número. Ele condenou o sequestro e afirmou que o governo argelino não negociará com os elementos armados nem irá ceder às suas pressões.

Os países dos cidadãos sequestrados mantêm se atentos às operações. Os governos dos EUA, Grã-Bretanha, Noruega e Japão mencionaram que a Argélia não informou sobre esta ação com antecedência. Os responsáveis esperam que o governo argelino possa priorizar a segurança dos reféns.

O porta-voz da ONU, Martin Nesirky, condenou firmemente ontem o sequestro e mostrou as suas preocupações sobre a segurança dos reféns. O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, declarou que vai adiar a data do discurso sobre a relação entre o seu país e a UE, inicialmente marcado para o dia 18. o Ministro das Relações Exteriores da França, François Hollande, também disse que a situação atual é "muito grave" e, que ele segue acompanhando os acontecimentos.

Tradução: Nina Niu
Revisão: João Pimenta

Fonte: portuguese.cri.cn
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir