Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-01-2013

Suposto integrante do ETA cogita pedir asilo ao Brasil, diz PF
O suposto integrante do grupo separatista basco ETA que foi preso no Rio, nesta sexta-feira, questionou os policiais sobre a possibilidade de pedir asilo pol�tico ao Brasil.
Suposto integrante do ETA cogita pedir asilo ao Brasil, diz PF
Foto: www.em.com.br

"Foi um coment�rio sem maior profundidade", disse o superintendente da PF no Rio, Valmir Lemos de Oliveira. A informa��o foi dada pela PF (Pol�cia Federal).

O homem, identificado como Joseba Gotzon Vizan Gonz�lez, apelidado Potxol�n, estava foragido da Justi�a da Espanha desde 1991. Ele teria vivido na Fran�a e no M�xico antes de chegar ao Brasil, em 1996. O rapaz j� foi condenado por ter participado de um atentado � bomba que matou dois, em 1988, ainda conforme a PF.

Segundo os investigadores, no Rio, o acusado usava documentos falsos sob o nome de Aitor Juli�n Arechaga Echevarr�a e dava aulas de espanhol em um curso de idiomas na zona sul, cujo nome n�o foi divulgado. De acordo com a PF, ele vivia na zona sul, com a mulher e um filho, espanh�is, mas n�o divulgou desde quando a fam�lia morava no Brasil.

Efe

Foto divulgada pelo Minist�rio do Interior da Espanha de Joseba Gotzov Viz�n Gonz�lez, suposto membro do ETA preso no Rio
Gonz�lez � acusado de ter participado, em 14 de janeiro de 1988, com outros membros do mesmo comando, de um atentado a bomba contra o ve�culo do policial Manuel Mu�oz Dom�nguez, que ficou gravemente ferido. Dias depois, em a��o semelhante, supostamente tentou assassinar outro policial, Jos� Mar�a Di�guez Garc�a, em Bilbao.

No dia 13 de abril de 1988, ainda segundo a Justi�a espanhola, os membros do comando Vizcaya, com suposto apoio de Gonz�lez, tentaram matar, com granadas, uma comiss�ria do Pa�s Basco.

O detido disse aos policiais que as acusa��es que contra ele na Espanha s�o de natureza "pol�tica", de acordo com a PF brasileira.

Na semana que vem prescreveriam os crimes pelos quais Gonz�lez deve responder na Espanha e, por isso, a investiga��o foi acelerada. O suposto membro da ETA iniciou no ano passado os tr�mites para obter direito a resid�ncia permanente no Brasil, afirmou a PF.

Segundo Oliveira, Gonz�lez n�o ofereceu resist�ncia � pris�o e admitiu que usava documentos falsos, crime pelo qual pode ser condenado, no Brasil, a at� cinco anos de pris�o. O espanhol ser� levado ao pres�dio Ari Franco, tamb�m no Rio de Janeiro.

Fontes do Minist�rio do Interior espanhol informaram � ag�ncia de not�cias Efe que a pris�o foi feita por meio de uma coopera��o entre agentes brasileiros e espanh�is motivada por um mandado expedido pela Audi�ncia Nacional espanhola, tribunal encarregado de crimes de terrorismo.

Segundo a PF brasileira, o acusado estava na lista vermelha da Interpol (pol�cia internacional), que relaciona os procurados de alta periculosidade.

ETA

Em outubro de 2011, o ETA anunciou que estava se retirando da luta armada. Mesmo debilitada, por�m, a organiza��o se recusa a se dissolver e entregar as armas, como exigem os governos espanhol e franc�s. O �ltimo atentado reivindicando pelo ETA ocorreu em agosto de 2009.

Em 40 anos de luta armada em nome da independ�ncia do Pa�s Basco, o ETA assassinou 829 pessoas, de acordo com as estimativas oficiais

Fonte: www.jornalfloripa.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir