Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-01-2013

Mutirão de cirurgias gerais inicia atendimentos no interior do Amazonas
Procedimentos terão início no dia 25 de janeiro na cidade de Iranduba. Equipe da Semsa vai atuar durante três dias no Hospital Hilda Freire.
Mutirão de cirurgias gerais inicia atendimentos no interior do Amazonas
Foto: g1.globo.com

O calendário de mutirões de cirurgias gerais e consultas especializadas pelo interior do Amazonas terá início na cidade de Iranduba (distante 25km de Manaus) na próxima sexta-feira (25). Segundo o titular da Secretaria Estadual de Saúde (Semsa), Wilson Alecrim, a previsão é que sejam realizados 1.400 procedimentos cirúrgicos pelo programa "Saúde Amazonas Itinerante" neste ano.

A equipe da Semsa enviada a Iranduba vai atuar durante três dias no Hospital Hilda Freire. Formada por dois cirurgiões-gerais, um cirurgião em ginecologia-obstetrícia, anestesista, instrumentador e enfermeiro, a equipe atenderá pacientes que já passaram previamente por triagem (consulta com clínico geral) e realizaram todos os exames pré-operatórios. Entre os procedimentos realizados estão cirurgias de hérnia (herniorrafia); fimose (postectomia); retirada da vesícula biliar (colecistectomia); ginecológicas, como perineoplastia e histerectomia, entre outros. Em algumas cidades, ainda estão previstas a oferta de consultas médicas em várias especialidades, como, por exemplo, neurologia, cardiologia, urologia.

Os mutirões de cirurgia de catarata tiveram início pelo município de Boca do Acre. No período de 23 a 26 deste mês, a ação acontece em Lábrea. De 4 a 8 de fevereiro, será a vez de Manicoré e, de 18 a 22 do mesmo mês, o projeto será levado a Itacoatiara. As consultas oftalmológicas começaram na última quinta-feira (17), pelo município de Pauini, onde acontecem até este sábado (19). De 19 a 26, acontecem em Lábrea e de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, em Tefé.

O programa, que tem a parceria do Ministério da Saúde, já permitiu a realização de, aproximadamente, 6,4 mil cirurgias eletivas (aquelas que podem ser programadas com antecedência) de baixa e média complexidades.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir