Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-01-2013

Empate entre blocos obrigará Netanyahu a fazer pacto com centro-esquerda
O empate com 60 cadeiras entre o bloco de direita e religioso, e os demais partidos, obrigará o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a buscar parceiros no outro bloco, que agrupa o centro, a esquerda e os árabes, para formar um novo governo.
Empate entre blocos obrigará Netanyahu a fazer pacto com centro-esquerda
Foto: www.portugues.rfi.fr

Embora o partido liderado por Netanyahu (o Likud-Beiteinu, união de sua legenda com a de seu aliado Avigdor Lieberman) tenha sido o mais votado, os de direita e religiosos não conseguiram uma maioria absoluta e ficaram em 60 deputados, exatamente a metade da câmara.

Poderiam se somar às 31 cadeiras do Likud-Beiteinu os 11 assentos do ultra-ortodoxo sefardita Shas, os 7 do asquenaze Judaísmo Unido da Torá e os 11 do sionista religioso Casa Judia (Habayit Hayehudi), liderado por Naftali Bennett. Com todos eles, seriam obtidos os 60 lugares no Knesset (Parlamento).

O arco parlamentar dos partidos de centro e esquerda somariam outras 60 cadeiras, com a estrela da noite eleitoral, o partido Yesh Atid, de Yair Lapid, que conseguiu um espetacular resultado com 19 cadeiras; o trabalhista, de Shelly Yachimovich, que conseguiu 15; o Hatnuah, de Tzipi Livni, com 9; o pacifista Meretz (6), o esquerdista Hadash (4) e o centrista Kadima (2).

A estes se acrescentariam as oito cadeiras ontidas pelos partidos árabes: as três do Balad e as cinco da Lista Árabe Unida-Ta’al.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir