Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-01-2013

Coreia do Norte diz planejar novo teste nuclear e ameaça os EUA
Ações vão ser dirigidas contra os Estados Unidos, diz comunicado. Medida é protesto contra as sanções contra o país comunista.
Coreia do Norte diz planejar novo teste nuclear e ameaça os EUA
Foto: g1.globo.com

A Coreia do Norte afirmou nesta quinta-feira (24) que prepara um novo teste nuclear, sem data definida, e que continuará com o lançamento de satélites e mísseis de longo alcance.
Os norte-coreanos asseguraram, ainda, que essas ações estarão dirigidas contra os Estados Unidos, nação chamada de inimiga.

O regime de Pyongyang fez essa advertência por meio de um comunicado publicado pela agência estatal, a "KCNA", dois dias depois de o Conselho de Segurança da ONU ter ampliado as sanções contra o país comunista devido ao recente lançamento de um foguete em 12 de dezembro.

"Não ocultamos o fato de que os satélites e mísseis de longo alcance que seguiremos lançando e o teste nuclear que vamos realizar estarão dirigidos ao nosso inimigo jurado, os Estados Unidos", diz o texto.

Neste terça-feira (22), o governo norte-coreano já havia indicado que tomaria decisões contra as sanções aplicadas pela ONU. "Vamos tomar medidas concretas para ampliar e reforçar nossas forças militares de autodefesa, incluindo a dissuasão nuclear", disse o Ministério das Relações Exteriores na ocasião.

"Nossos satélites pacíficos seguirão sendo lançados sem interrupção em nossa luta nacional para defender o direito à autodefesa", indicou o comunicado norte-coreano desta quinta.

O temor de uma nova ameaça nuclear do regime de Pyongyang aumentou nas últimas semanas na Coreia do Sul, onde os Serviços de Inteligência de Seul detectaram, mediante imagens de satélite, que o país vizinho teria completado os preparativos técnicos para um novo teste deste tipo, segundo a agência local "Yonhap".

Repercussão
Após o notícia desta quinta, a vizinha Coreia do Sul afirmou que "lamenta profundamente" o anúncio do Norte de que irá realizar um novo teste nuclear, e pediu a Pyongyang que ouça os apelos da comunidade internacional.

"Nosso governo lamenta profundamente o anúncio da Coreia do Norte", ressaltou o porta-voz do ministério sul-coreano das Relações Exteriores, acrescentando: "O governo convoca com força a Coreia do Norte a levar em conta as constantes advertências da comunidade internacional e a renunciar a qualquer novo ato de provocação, incluindo os testes nucleares."

A Coreia do Sul acredita que a nação comunista poderia produzir em questão de dias um teste atômico na mesma base utilizada nos dois anteriores, em 2006 e 2009, que lhe valeram a condenação internacional e sanções da ONU.

A China fez pediu cautela. O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês Hong Lei, que fez a declaração, também lançou um apelo à "parte concernente" para que não tome nenhuma medida que aumente as tensões.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir