Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-01-2013

Jornal espanhol admite ter publicado falsa foto de Chávez entubado
O diário El País, jornal de maior circulação da Espanha, admitiu ter errado ao publicar uma suposta foto de Hugo Chávez entubado com destaque em suas versões impressa e online.
Jornal espanhol admite ter publicado falsa foto de Chávez entubado
Foto: noticias.terra.com.br

A imagem teria sido retirada de um vídeo publicado no Youtube no dia 6 de janeiro de 2008, com o título "entubação em acromegalia", não relacionado ao presidente venezuelano. O Terra publicou inicialmente uma nota divulgando a informação de que o jornal espanhol teria "a primeira imagem" de Chávez durante seu tratamento em Cuba.

Ainda que o sujeito em questão se pareça fisicamente com o mandatário sul-americano, na descrição do vídeo ele é identificado como "um homem de 48 anos", enquanto Chávez tem 58.

Ao publicar a foto, o El País não disponibilizou assinatura do seu autor, pois afirmou "não poder verificar de forma independente as circunstâncias em que (a foto) foi tirada, tampouco o momento preciso e o lugar". Segundo o diário, "as particularidades políticas de Cuba e as restrições informativas impostas pelo regime tornaram isso impossível."

O jornal comunicou, em nota, que retirou a foto do seu website após meia-hora no ar. O grupo espanhol disse, ainda, que interrompeu a distribuição de sua edição impressa e enviará uma nova versão para os pontos de venda. A alteração, porém, pode fazer com que certos locais na Espanha e no exterior não recebam a edição do El País deste dia 24 de janeiro.

De acordo com as informações disponibilizadas inicialmente pelo diário, a foto, de baixa qualidade, havia sido tirada "há poucos dias" e mostraria em primeiro plano o rosto de Chávez com tubos introduzidos por sua boca.

Em sua página do Twitter, Pedro J. Ramirez, diretor do jornal El Mundo, afirmou que a foto lhe foi oferecida, mas se recusou a publicá-la sem apuração: "ontem nos ofereceram uma foto de Chávez entubado. Dissemos não. Como se vê, outro veículo aceitou", escreveu, enquanto a imagem ainda não havia sido retirada do ar pelo concorrente El País.

O presidente venezuelano se encontra hospitalizado em Cuba desde 11 de dezembro, quando foi submetido a uma intervenção cirúrgica por conta de um câncer "cujas características o Governo venezuelano não quis precisar", assinala o periódico.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir