Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-01-2013

Hospital de Porto Alegre libera corpo errado para velório
Filho da vítima foi avisado no caminho para a cidade de Parobé. Em nota, hospital reconheceu a falha e disse que reparou a situação.
Hospital de Porto Alegre libera corpo errado para velório
Foto: g1.globo.com

Após perder a mãe, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Paulo César Corrêa da Silva, de 36 anos, recebeu uma ligação que aumentou a aflição da família. Um funcionário da funerária avisava que o corpo que estava sendo transportado para o velório, em Parobé, no Vale do Paranhana, era de outra pessoa. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre reconheceu o erro e emitiu nota, na qual informa que tomou as medidas necessárias para reparar a situação.

O filho da vítima não havia feito o reconhecimento do corpo da mãe porque passou mal. "Eu estava muito cansado, começamos a desenrolar o lençol e passei mal, tive de sair da sala", contou Paulo César ao G1. Como só havia uma morte registrada naquele dia, ele autorizou o transporte para a cidade onde ocorreria o velório e o enterro.

No meio do caminho, porém, foi avisado que o corpo levado era de outra pessoa. "Estávamos saindo da freeway e entrando na BR-116, e ligaram querendo saber por que estávamos com o corpo trocado", disse o homem.

Desde sexta-feira (18) a família tentava a recuperação de Maria de Fátima Machado, 58 anos, que foi encotrada deitada no chão de casa, desmaiada, por outro filho. "Foi de repente, ela nem tomava remédios para pressão", comentou. Primeiramente ela foi levada para o Hospital Bom Jesus, em Taquara, onde ficou até ser transferida, no domingo (20), para Porto Alegre. "Fomos muito bem atendidos no Clínicas. O diagnóstico foi de dois AVCs hemorrágicos", disse. "Não quero aparacer na televisão, só quero que melhore a situação da saúde pública. Estava desde sexta-feira correndo para socorrer a minha mãe", desabafou.

Como a família autorizou a doação de órgãos, o que era um desejo de Maria de Fátima, a liberação do corpo foi feita na quarta-feira. A morte foi confirmada na terça. O sepultamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), em Parobé.

O Hospital de Clínicas reconheceu o erro e emitiu nota informando sobre a correção da falha. "O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) reconhece a falha que ocorreu na tarde desta quarta-feira (23/1/13) na entrega do corpo de uma paciente que foi a óbito na instituição. O HCPA informa que minutos após o ocorrido tomou todas as medidas necessárias para reparar a situação", diz o texto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir