Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 25-01-2013

Cientistas transformam DNA em arquivo digital "perfeito"
Cientistas acabam de fazer uma nova demonstra��o de como o DNA pode ser usado para arquivar informa��es digitais.
Cientistas transformam DNA em arquivo digital
Foto: noticias.terra.com.br

Uma equipe brit�nica codificou e inseriu um texto cient�fico, uma foto, sonetos de Shakespeare e um trecho do famoso discurso "I Have a Dream" (Eu tenho um sonho), do l�der negro norte-americano Martin Luther King, em filamentos de uma mol�cula de DNA produzidos artificialmente. Depois, a informa��o foi decodificada e "lida" com 100% de precis�o.

� poss�vel guardar imensas quantidades de informa��es em DNA por milhares de anos, dizem os pesquisadores em artigo publicado na revista cient�fica Nature. Eles reconhecem que os custos envolvidos na s�ntese artificial de mol�culas em laborat�rio tornam essa forma de armazenar informa��o incrivelmente cara no momento, mas argumentam que tecnologias novas e mais r�pidas logo baratear�o o processo, especialmente para arquivamento a longo prazo.

"Uma das grandes propriedades do DNA � que voc� n�o precisa de eletricidade para armazen�-lo", explicou um integrante da equipe, Ewan Birney, do European Bioinformatics Institute (EBI), em Hinxton, perto de Cambridge, na Inglaterra. "Se voc� o mant�m frio, seco e no escuro, o DNA dura um longo tempo. Sabemos disso porque sequenciamos, rotineiramente, DNA de mamutes que ficou guardado por acaso em condi��es como essas". Restos mortais de mamutes, animais pr�-hist�ricos, datam de milhares de anos atr�s.

O grupo cita registros hist�ricos e do governo como exemplos de informa��es que poderiam se beneficiar do armazenamento molecular. Muitas dessas informa��es n�o s�o utilizadas todos os dias mas, ainda assim, precisam ser arquivadas. Uma vez codificadas na forma de DNA, elas poderiam ser guardadas em seguran�a em um cofre at� quando fossem requisitadas.

E, diferentemente do que acontece com outros meios de armazenagem em uso hoje, como discos r�gidos e fitas magn�ticas, a "biblioteca" de DNA n�o exigiria manuten��o constate. Al�m disso, a natureza universal do DNA diminui a probabilidade de que haja problemas de compatibilidade, quando a tecnologia de um dado per�odo for incapaz de ler arquivos valiosos de informa��es.

"Achamos que, enquanto houver vida baseada em DNA na Terra, sempre haver� tecnologias para ler DNA - pressupondo-se, � claro, que (essas formas de vida) sejam sofisticadas tecnologicamente", disse Birney � BBC News.

Esta n�o � a primeira vez que DNA � usado para armazenar informa��es que guardamos rotineiramente em nossos computadores. No ano passado, por exemplo, uma equipe americana publicou na revista cient�fica Science os resultados de um experimento parecido. Os especialistas, da cidade de Boston, arquivaram um livro inteiro em DNA.

Fisicamente, o DNA armazenando todo esse volume de informa��es n�o � maior do que uma part�cula de poeira.

Nick Goldman, outro integrante da equipe brit�nica, disse que a mol�cula � um meio de armazenagem incrivelmente denso. Um grama de DNA deve ser capaz de "guardar" dois petabytes de informa��es - ou cerca de tr�s milh�es de CDs -, ele explicou. E respondendo a quest�es levantadas por pessoas que temem que o DNA artificial se alastre pela natureza e contamine o genoma de organismos vivos, Goldman disse:

"O DNA que criamos n�o pode ser incorporado acidentalmente a um genoma, ele usa um c�digo completamente diferente daquele usado em c�lulas de organismos vivos". "E se esse DNA fosse parar dentro de voc�, seria degradado e eliminado."

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir