Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 27-01-2013

Desastre no RS mata mais de 245 pessoas
Santa Maria RS de luto pela morte de mais de 245 jovens. Trag�dia em Boate no Brasil mata mais de 245 pessoas
Desastre no RS mata mais de 245 pessoas
Foto: Ronald Mendes/Ag�ncia RBS

O inc�ndio em uma boate deixou ao menos 245 mortos em Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), na regi�o central do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros, o que o caracteriza como a pior trag�dia do Estado. O fogo come�ou por volta das 2h deste domingo (26).

Santa Maria RS de luto pela morte de mais de 245 jovens
Trag�dia em Boate no Brasil mata mais de 245 pessoas

De acordo com o major Cleberson Bastianello, comandante do 2� Batalh�o da Brigada Militar do BOE (Batalh�o de Opera��es Especiais) de Santa Maria, ainda h� 48 pessoas hospitalizadas na cidade, e n�o h� como precisar o estado de sa�de de todas elas. At� o momento, n�o h� uma lista oficial de feridos ou mortos, e nem uma previs�o de quando haver�.

A Prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de 30 dias.

Em entrevista � r�dio Ga�cha, o delegado Sandro Lu�s Meinerz, titular da 3� Delegacia de Pol�cia de Santa Maria, disse que, a princ�pio, as pessoas n�o morreram queimadas, e sim asfixiadas pela fuma�a por n�o terem conseguido sair do local.

"Estamos retirando os corpos do local e tomando as provid�ncias necess�rias para o in�cio das investiga��es. N�o se sabe ainda o n�mero exato de corpos. Mas, em princ�pio, n�o h� nenhum corpo em situa��o prec�ria que possa prejudicar a identifica��o. As pessoas n�o conseguiram sair. A sa�da parece pequena para o n�mero de pessoas que estava l� dentro, e o p�nico acabou gerando essa situa��o", contou.

A boate possui apenas uma sa�da, o que gerou tumulto na hora da fuga das chamas. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede externa para auxiliar no salvamento.

"Terminamos o rescaldo no local e estamos fazendo a remo��o dos corpos. � imposs�vel avaliar quantos corpos ainda devem ser retirados do local", disse o comandante dos Bombeiros de Santa Maria, Mois�s da Silva Fux � r�dio Ga�cha.

"Os bombeiros est�o fazendo o rescaldo e procurando outras v�timas. N�o podemos precisar o n�mero exato de v�timas. A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em p�nico e acabaram pisoteando umas �s outras. O principal fator [para as mortes] foi a asfixia. O isopor gera uma fuma�a muito t�xica", afirmou o comandante-geral do Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido de Melo.

Conforme um seguran�a que trabalhava na boate no momento do inc�ndio, entre mil e 2.000 pessoas deveriam estar no local durante o incidente, a maioria era adolescente.

Causas
Informa��es preliminares d�o conta de que o fogo teve in�cio com um sinalizador utilizado no show de uma banda, fa�scas teriam atingido o teto da boate Kiss, na rua dos Andradas, e incendiaram a espuma de isolamento ac�stico.

A quadra do Centro Desportivo Municipal est� isolada, pois o local est� recebendo corpos para serem identificados pela per�cia. Ao menos cinco pessoas que receberam atendimento n�o resistiram e morreram.

Os bombeiros est�o sendo auxiliados por militares da Base A�rea de Santa Maria, por agentes da Pol�cia Rodovi�ria Federal, da Pol�cia Rodovi�ria Estadual, pela Brigada Militar, al�m do aux�lio de ambul�ncias de urg�ncia de hospitais e cl�nicas.


Foto: Germano Roratto/Ag�ncia RBS)



Amigos e familiares buscam informa��es sobre as v�timas do inc�ndio em boate, em frente ao Centro Desportivo Municipal de Santa Maria (RS), onde os corpos est�o sendo identificados. Ao menos 245 pessoas morreram Ronald Mendes/Ag�ncia RBS



Corpos de v�timas do inc�ndio em boate que deixou centenas de mortos chegam ao Centro Desportivo Municipal de Santa Maria (RS) para identifica��o Ronald Mendes/Ag�ncia RBS




Fonte: http://noticias.uol.com.br/
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir