Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 28-01-2013

Integrantes da banda Gurizada Fandangueira foram localizado
Os integrantes da banda podem ser indiciados por homic�dio culposo - quando n�o h� inten��o de matar
 Integrantes da banda Gurizada Fandangueira foram localizado
Foto: Germano Roratto/Ag�ncia RBS)

Agentes da 1� Delegacia da Pol�cia Civil confirmaram a pris�o de tr�s pessoas, em car�ter tempor�rio, que s�o investigadas pela trag�dia da boate Kiss. O inc�ndio deixou mais de 230 mortos , na madrugada de domingo (27), na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. H� ainda outro mandado de pris�o a ser cumprido na regi�o.

Fam�lias enterram v�timas de inc�ndio em boate de Santa Maria
M�sico: "Ficamos com medo de linchamento", diz guitarrista que tocava em boate

Segundo um dos investigadores, entre os presos est�o dois m�sicos da banda Gurizada Fandangueira e um dos s�cios da casa noturna, que est� internado na cidade de Cruz Alta. Ele teria sido hospitalizado ap�s quadro de intoxica��o e est� sob cust�dia. As outras duas pris�es foram realizadas em Mata.

"A pris�o tempor�ria serve para fins investigativos. Talvez, no final das investiga��es, n�o precisaremos manter isso. Se for necess�rio, (a pris�o) poder� migrar para uma preventiva", disse Sandro Meinerz, um dos delegados respons�veis pelas investiga��es. O policial informou que ainda h� outro mandado de pris�o a ser cumprido. O nome dos presos n�o ser� divulgado para preservar os suspeitos.

Investiga��o

A per�cia foi retomada nesta manh� nas depend�ncias da boate. Segundo o delegado Marcelo Arigoni, um dos respons�veis pelos trabalhos no local, afirmou que "ao terminar a busca por corpos, o foco passou a ser a investiga��o policial". "Buscamos elucidar os fatos e culpar culpados vem como consequ�ncia".

V�timas: Veja a lista de corpos identificados
Relato: "Vi pessoas se escondendo dentro de freezers", diz sobrevivente
Solidariedade: Popula��o prestou primeiros socorros, diz sobrevivente

Ontem, Meinerz chegou a afirmar que um dos tr�s propriet�rios do estabelecimento ainda n�o havia sido localizado pela pol�cia para dar depoimento e outro j� havia sido ouvido. "Um deles foi ouvido, e outro desapareceu", disse o delegado, sem detalhar o teor do depoimento.

Meinerz afirmou ainda que um dos integrantes da banda que tocava no estabelecimento - cuja apresenta��o supostamente teria dado origem ao inc�ndio, durante espet�culo de pirotecnia - foi ouvido pelos policiais que investigam o caso. Ele n�o forneceu detalhes desse depoimento porque n�o acompanhou o testemunho do m�sico. Outro membro da banda morreu no inc�ndio.

Testemunhas: Sa�da principal da boate estava fechada ap�s inc�ndio
V�deo: Veja imagens da trag�dia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul

Os integrantes da banda podem ser indiciados por homic�dio culposo - quando n�o h� inten��o de matar. "Doloso n�o, culposo sim. � culpa de quem usou a pirotecnia. A banda sim (poder� ser indiciada), porque a atua��o deles � que deu vaz�o ao inc�ndio e � preciso checar se eles podiam fazer aquilo ou n�o", afirmou o delegado em entrevista � Ag�ncia Estado.

Segundo Meinerz a fa�sca do sinalizador utilizado no palco pela banda foi puxada pelo exaustor da boate e isso causou o inc�ndio por cima da espuma, o que pode ter gerado fuma�a t�xica.

Fonte: G1
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir