Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 29-01-2013

Luto pela morte da felicidade
�O luto � destinado aos que amam amar. Vinga-se a pessoa que odeia amar, odeia continuar amando. � o encontro do mais extremo �dio com o mais extremo amor. A uni�o de dois terrorismos�, Fabr�cio Carpinejar.
Luto pela morte da felicidade

O pa�s inteiro est� de luto. Manifesta��es seja em movimentos nas ruas, nas chuvas ou nas fazendas, o ar da tristeza est� estampada na cara do brasileiro. Face to face, via twitter. Em momentos assim que mostramos ao mundo quem realmente somos. Solid�rios porque sofremos com as dores dos "nossos outros".

A trag�dia em Santa Maria me fez relembrar Renato Russo quando diz em can��o que os "bons morrem jovens...". Mas, at� a melhor idade, os pais e amigos v�o lembrar-se dos que se foram por toda a vida... "assim parece ser...".

O que dizer ao outro quando um ente querido � subitamente retirado da vida? Dif�cil a resposta. Cada um, cada fam�lia lida com o luto de forma singular, afinal, o luto n�o � somente a rea��o � perda de um ente querido. � tamb�m a manifesta��o do vazio de alguma abstra��o que ocupou o lugar de um ente querido, como o pa�s, a liberdade ou o ideal de algu�m, e por a� vai. Da� o sentimento coletivo.

Essa tristeza afasta a pessoa de suas atitudes normais para com a vida, mas sabemos que este afastamento n�o � patol�gico, normalmente � superado ap�s certo tempo e � in�til e prejudicial qualquer interfer�ncia em rela��o a ele. Por isso a import�ncia dos rituais f�nebres para amenizar a ferida e facilitar a cicatriza��o da alma.

N�o perdi nenhum parente na boate, mas, como j� questionou Carpinejar em sua cr�nica: "quem n�o morreu?". Para mim faleceu a felicidade... Dos pais, da cidade, do estado e do pa�s. Ent�o estou tamb�m de luto.

Afinal, somos humanos e desejantes porque estamos sempre a perder... O Brasil est� de luto pelos jovens de Santa Maria. A solidariedade e a f� caminham de m�os dadas para confortar o vazio deixado pelos que se foram aos familiares e amigos. Agora, resta o sil�ncio e o tempo.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir