Categoria Policia  Noticia Atualizada em 29-01-2013

Governo quer melhorar atendimento nas Delegacias da Mulher no Paraná
Codem irá padronizar procedimentos e melhorar condições de trabalho. Segundo delegado-geral, é um avanço na área de proteção à mulher.
Governo quer melhorar atendimento nas Delegacias da Mulher no Paraná

O governador Beto Richa (PSDB) autorizou nesta terça-feira (29) a criação da Coordenação das Delegacias da Mulher (Codem) na estrutura organizacional da Polícia Civil do Paraná. De acordo com o governo estadual, a Codem irá melhorar o atendimento aos cidadãos e as condições de trabalhos dos profissionais. Os procedimentos técnicos e operacionais no estado serão padronizados.

"Haverá uma coordenação única, que irá estabelecer padrões de ações, treinamentos e qualificação de todos que atuam nesta área, no estado", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto. Segundo o delegado-geral, é um avanço na área de proteção à mulher.

Ainda segundo o governo, a polícia irá designar um delegado responsável para coordenar o grupo. Atualmente no Paraná são 16 delegacias especializadas em atender a mulher vítima de crimes. A Codem também irá fortalecer as relações com o Poder Judiciário e com o Ministério Público para uma atuação conjunta que coíba e aja na punição dos crimes contra a mulher.

A delegada titular da Delegacia da Mulher de Curitiba, Maritza Haisi, explicou que a Codem irá fazer a ponte entre as unidades da Delegacia da Mulher, o Departamento da Polícia Civil e a Secretaria da Segurança Pública.

Crimes recentes
Nas últimas semanas, várias crimes contra mulheres foram registrados no Paraná. Uma veterinária de 26 anos foi encontrada morta dentro de casa na noite sexta-feira (25) em Guarapuava, na região central do estado. Segundo a polícia, o companheiro da vítima, de 39 anos, é o principal suspeito do crime e foi preso depois de chamar o resgate. Porém, ele nega envolvimento no caso. Os resultados dos exames feitos pelo Instituto Médico Legal (IML) comprovam que a veterinária foi espancada e morreu por asfixia.

Na quarta-feira (23), a polícia prendeu três homens e apreendeu dois adolescentes suspeitos de participarem de um estupro coletivo, contra uma mulher de 39 anos, na capital paranaense, em novemnro de 2012. De acordo com a polícia, o ex-marido da vítima é suspeito de ser o mandante do crime. Ele foi preso na terça-feira (22). A ordem, segundo o delegado Amarildo Antunes, responsável pelo caso, era estuprar e matar.

Uma jovem de 19 anos teve o corpo queimado no sábado (19), na Estrada da Graciosa, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba e morreu no domingo (20). De acordo com a polícia, após uma discussão, o marido da jovem, de 42 anos, tentou estrangulá-la, jogou o carro onde estavam contra um barranco e, depois, espalhou gasolina sobre a jovem e ateou fogo. Ele foi detido algumas horas após o crime.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir